segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A Dell no "eixo do mal"

Quando se fala em riscos à imagem e reputação, dificilmente passa pela cabeça que uma empresa como a Dell poderia estar na linha de tiro.

Pois, pasme! A Dell está passando por um momento que poderá rapidamente transformar-se em uma crise caso não seja dada a devida atenção à recente denúncia, pela Folha de São Paulo, de que a Dell pediu a assinatura de um comprador a um termo de responsabilidade que impede a venda do computador adquirido a países do chamado "eixo do mal".

A empresa alega que segue uma exigência da lei americana e que, se não cumpri-la, a matriz nos Estados Unidos pode ser punida. Entretanto, oo governo brasileiro vê a questão sob outra ótica, conforme outra notícia veiculada no mesmo jornal. A empresa chama-se Dell do Brasil, é uma empresa brasileira, "que recebe inclusive dinheiro do próprio MCT [Ministério da Ciência e Tecnologia] via Lei de Informática" e, portanto, não deve submeter-se a normas de outro país para a venda de seus produtos.

Não sei qual a sua opinião, mas convido-o a pensar um pouco sobre o assunto. Até que ponto uma empresa que tem suas atividades em território brasileiro tem o direito de nos fazer cumprir exigências da legislação americana, ou de qualquer outro país? Quando se fala em ciência, sabe-se que o conhecimento não tem como avançar se não houver a troca de informações, pesquisas e resultados entre diferentes pesquisadores de diferentes países. Certamente os Estados Unidos também têm parcerias na área científica e tecnológica com diversos outros países, sem falar que sabe-se que por anos a fio vem financiando o desenvolvimento de tecnologia e armamento para guerras de outras nacionalidades, embora "por baixo dos panos".

Da minha parte, vinha até pensando em comprar um computador da Dell para substituir os meus cacos velhos em casa. Mas depois dessa, larguei de mão. Assim como a sociedade cada vez mais tem consciência da necessidade de apoiar as empresas que apresentam um trabalho social ou ambiental sério, também temos que evitar aquelas que desenvolvem e aplicam ações sectárias baseadas em razões, no mínimo, discutíveis.

Convido você a acompanhar o desenrolar dessa história. Ela certamente envolve questões de relações públicas em nível internacional. Pode dar um belo estudo de caso para os próximos semestres!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Flip Zero Hora - Um modelo de jornal

O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, inaugurou uma nova era na visualização do jornal impresso na web.

Enquanto muitos e muitos bons jornais e revistas por aí não dão acesso às notícias e reportagens aos não-assinantes, e mesmo aos assinantes não disponibilizam nos sites as fotografias veiculadas na versão impressa, o Zero Hora inova e oferece, desde 31 de agosto, a todo e qualquer internauta a oportunidade de folhear página a página a réplica fiel do jornal que vai às bancas ou é entregue em domicílio aos assinantes.

A sensação de "realidade virtual" é fantástica! Como se já não bastasse a diagramação moderna e o formato que tornam a leitura do jornal-papel prática, bem ao gosto do freguês.

Parabéns, Zero Hora e RBS! Que continuem servindo "de modelo a toda terra"!


Homenagem ao 20 de setembro
Revolução Farroupilha - Dia do Gaúcho

sábado, 15 de setembro de 2007

Palestra MVL-Gol - Para lembrar...

Infelizmente não temos fotografias de excelente qualidade, mesmo assim, é possível ter uma idéia da presença maciça dos alunos e dos bons momentos vividos durante a excelente palestra de Mauro Lopes, da MVL Comunicação, no dia 04 de setembro, no auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo.


Esta fotografia apresenta uma panorâmica da platéia de mais de 300 alunos que lotou o auditório, a maioria formada por estudantes de Relações Públicas, mas também de Jornalismo e vários professores.

Mauro relata aos estudantes a intervenção imediata da assessoria de comunicação, enviando um e-mail do presidente da Gol, que foi divulgado no ar durante a veiculação do programa Mais Você, da Rede Globo, em que a apresentadora abordava a atuação da Gol no atendimento aos familiares das vítimas do acidente com o vôo 1907.

Com atenção, simpatia, honestidade e cordialidade, Mauro ouviu e atendeu dezenas de questionamentos dos alunos após a palestra, por cerca de uma hora.

Mauro Lopes, diretor-presidente, e Silvana Cintra, coordenadora de crises da MVL Comunicação, recebem uma lembrança da Faculdade de Jornalismo da Universidade Metodista, um modesto agradecimento ante a boa vontade demonstrada pelos profissionais ao disporem-se por mais de duas horas para compartilhar experiência e conhecimento com os estudantes de comunicação da Metodista.

Um evento que certamente ficará marcado em nossa lembrança, que nos acrescentou muito, e que a partir de agora eleva as nossas expectativas para palestras futuras.
Em nome dos alunos, da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista, e em meu próprio, registro mais uma vez o nosso muito obrigado ao Mauro Lopes, à Silvana e à MVL Comunicação.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Uma lição completa

A palestra da MVL foi um verdadeiro sucesso de público! Tínhamos uma expectativa entre 160 e 180 pessoas para assisti-la. Para nossa surpresa, o Auditório Sigma, que tem capacidade para 300 pessoas, lotou e ainda ficou muita gente sentada no chão e nos degraus do palco. Além de alunos do 4º, 5º e 6º semestres de Relações Públicas, também tivemos a presença de alunos do curso de Jornalismo, além de vários professores de ambos os cursos.

Mauro Lopes, diretor-presidente da MVL Comunicação, contou em detalhes todo o processo de gestão de crise durante o tempo em que a “sala de crise” da Gol ficou em operação (16 dias) e Silvana Cintra deu o apoio de retaguarda. Por cerca de 1 hora e 20 minutos alunos e professores ficaram absorvidos por todo o relato. Alunos atentos, tomando notas, professores fazendo pequenos comentários entre si e escrevendo lembretes.

Enquanto alguns alunos batiam em retirada por volta das 21h e 20min por precisarem assistir aulas, os demais permaneceram no auditório num pequeno intervalo de menos de 5 minutos. Imediatamente após foram brindados por uma rodada de quase uma hora de perguntas e respostas de alunos e professores em que Mauro Lopes foi incansável, correspondendo à altura os questionamentos, os quais se mostraram interessados, inteligentes e afiados. Ao final, Silvana e Mauro ainda se dispuseram a trocar algumas palavras com alunos e professores que os abordaram na saída do palco.

Certamente, muito mais do que uma noite diferente das aulas normais, tivemos uma oportunidade única de entender como funciona a comunicação numa crise empresarial, e, principalmente, o que é fundamental para que ela tenha resultados positivos. O melhor de tudo, foi termos essa aula explicada e exemplificada por quem entende do assunto e que não tem medo de compartilhar conhecimento e experiência com simplicidade e sem presunção. Uma lição em todos os sentidos!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Palestra da MVL: comunicação na crise do vôo Gol 1907

Acontece hoje à noite a palestra sobre a gestão da comunicação de crise por ocasião do acidente com o avião da Gol, vôo 1907, ocorrido no ano passado. Os palestrantes serão Mauro Lopes, diretor-presidente, e Silvana Cintra, coordenadora de crises da MVL Comunicação, agência que assessorou a Gol durante todo o período.

Inicialmente prevista para ser apresentada apenas para as duas turmas de Gestão Etratégica de Relações Públicas, do curso de RP da Universidade Metodista, a notícia alastrou-se entre os demais alunos e professores dos outros semestres que demonstraram interesse de participar e foi necessário fazer a transferência de local para um auditório de mais capacidade.

A "comunidade" dos alunos de Relações Públicas da Universidade Metodista aguarda ansiosamente pela oportunidade única de conhecer os detalhes da gestão da comunicação de crise realizada pela agência, cujos palestrantes colocaram-se à disposição para, após a palestra, responder os questionamentos dos alunos e conversar sobre o tema.