sexta-feira, 26 de setembro de 2008

26 de setembro - Dia Internacional das Relações Públicas

Cinco dias após a publicação no Guia das Profissões da Folha de São Paulo de que as Relações Públicas é uma das 10 profissões mais promissoras, comemoramos hoje o nosso dia internacional.

Aos profissionais mais antigos, que desbravaram os caminhos, só temos a agradecer. Foi por obra e graça do esforço desses profissionais – muitos deles já “aposentados” nesta esfera da vida, e talvez praticando a atividade junto de seres mais celestiais – que chegamos ao patamar que hoje nos encontramos.

Aos profissionais que estão atualmente no mercado, abrindo novas frentes e elevando a função para um nível estratégico nas organizações, prestamos nossa homenagem e unimos forças para continuarmos trabalhando de maneira a comprovar que os relacionamentos é que sustentam o sucesso das empresas.

Nos estudantes e ingressantes no mercado de trabalho investimos nossas esperanças de continuidade e “evolução da espécie”, de aprimoramento profissional, de disseminação dos princípios de comunicação, relacionamento e sustentabilidade, de equilibro e harmonia entre as pessoas e os interesses que as movem.




Embora haja discordâncias quanto aos golfinhos serem o símbolo das Relações Públicas, ainda acredito que é o que melhor nos representa.

Além das características tão difundidas da comunicabilidade desses nossos primos mamíferos, também são solidários com seus semelhantes e mesmo com diferentes espécies, a ponto de muitas vezes arriscarem suas vidas para salvar outro ser em perigo ou ferido. Por outro lado, também sabem ser ferozes e protetores da própria comunidade e espécie, quando situações ameaçadoras e predadores audazes se apresentam.

E apesar e por causa das vicissitudes do dia-a-dia, seguem pelos mares alegres, brincalhões, sorridentes, aproveitando os bons momentos e confraternizando com amigos, simplesmente celebrando a vida.


Parabéns a todos os Relações Públicas por fazerem da vida e dos relacionamentos uma razão de celebração!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Fórum apresenta no Brasil os primeiros resultados de pesquisa latino-americana sobre teletrabalho e pessoas com deficiência

A SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades traz ao Brasil a pesquisadora Sonia Boiarov para apresentar em primeira mão os resultados prévios da pesquisa Telecapacitados que está sendo desenvolvida em 9 países latino-americanos.

O fórum Teletrabalho: uma oportunidade de trabalho para os PCDs acontecerá no próximo dia 29 de setembro, na sede do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), que apóia a iniciativa.

A pesquisa está sendo realizada em nove países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. O objetivo é conhecer e analisar a situação sócio-trabalhista e o perfil das pessoas com deficiência nesses países, com o intuito de fornecer uma estimativa sobre o treinamento em TIC e o teletrabalho como alternativas para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

O projeto da pesquisa foi desenvolvido pela Comissão TIC da Associação de Usuários de Informática e Comunicações da Argentina (USUARIA), com o apoio financeiro do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC), instituição canadense criada para cooperação com programas que contribuem para o maior bem-estar e a qualidade de vida nos países em desenvolvimento.

Os números obtidos até o presente já permitem visualizar um primeiro quadro geral. Das 1167 respostas, 46% são de pessoas com alguma deficiência. Dentre esses, 65% responderam que estão trabalhando, sendo que 18% deles no regime de teletrabalho. Entre os que não usufruem dessa modalidade de trabalho, 82% afirmam que gostariam de teletrabalhar.

Sonia Boiarov, coordenadora do projeto, divulgará oficialmente pela primeira vez  estes e outros resultados da pesquisa, realizando uma análise e interpretação dos dados, e delineando uma proposta de inclusão de pessoas com deficiência no Brasil e América Latina.

O evento também conta com o apoio do Instituto Pró-Cidadania, Associação Brasileira de Recursos Humanos–SP e Caixa Econômica Federal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail eventos.participe@crasp.com.br ou pelo telefone (11) 3087-3200.

Fonte: Diretoria de Comunicação e Marketing da SOBRATT, 22/09/2008.

Envolverde sorteia 20 vagas para Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade

O Instituto Envolverde realiza nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em São Paulo, o Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade, evento direcionado a profissionais de comunicação de redações e de assessorias que, junto com especialistas em água, energia e Amazônia, irão debater como abordar a sustentabilidade de forma transversal em todas as pautas, dentro e fora das redações.

Serão realizados dois sorteios de 10 vagas gratuitas nas próximas duas semanas. Para concorrer, envie um e-mail para instituto@envolverde.org.br com o assunto “Sorteio”, com seu nome, endereço, telefone e profissão. 

O primeiro sorteio acontecerá no dia 25/09 e o segundo no dia 02/10. 

Serão aceitas inscrições até o dia anterior a essas datas. Os vencedores serão contatados individualmente e terão seus nomes divulgados na Revista Digital Envolverde.

Para mais informações e programação, acesse: www.envolverde.org.br.

Participe e Boa Sorte!

domingo, 21 de setembro de 2008

Relações Públicas é uma das 10 carreiras mais promissoras

O caderno especial Guia das Profissões do jornal Folha de São Paulo deste domingo (21/09/2008) apresenta as Relações Públicas como uma das dez profissões mais promissoras da atualidade.

Mais de vinte anos depois de ter escolhido as Relações Públicas como profissão, é uma satisfação imensa ver o reconhecimento do seu valor nas empresas, apesar do claro atraso de conscientização das organizações quanto a importância da manutenção da imagem e reputação e da prevenção e administração de crises. Sempre fico pensando o quão diferente as empresas, os ambientes de trabalho, as relações das empresas com os públicos, a sociedade e próprio planeta poderiam ser melhores hoje se essa consciência tivesse despertado mais cedo.

Mas, antes tarde do que nunca!

Vamos ajustar as velas e aproveitar os bons ventos e a maré a favor. Acredito que ainda há tempo para fazermos aquilo que nos leva a abraçar e aceitar a nossa missão: o bem-comum.

Profissional cuida da reputação das empresas

Função tornou-se mais estratégica e valorizada nos últimos anos

CRISTINA MORENO DE CASTRO

As relações públicas são como uma cesta básica, tão importante quanto feijão e arroz, para o país, as empresas e as pessoas. Quem "vende essa idéia" -no jargão da área- é Paulo Nassar, diretor-geral da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
O profissional que coordena essa área responde pela comunicação interna com os funcionários da empresa, assessoria à imprensa e busca de políticas de integração com todos os outros públicos que se relacionam com a instituição.
As maiores empresas instaladas no Brasil incorporaram essa "cesta básica" em seu quadro estratégico de uns anos para cá, aumentando as contratações e os salários do setor.
Segundo pesquisa inédita feita pela Aberje com essas empresas, analistas de comunicação ganham em média por mês R$ 2.800 -enquanto o salário de diretores da área costuma superar os R$ 30 mil mensais.
"Quem cuida da comunicação organizacional é responsável pela gestão da imagem e da reputação da empresa. E isso hoje é irreversível. Esse boom não é só uma tendência de moda", diz a professora de comunicação empresarial da ESPM, Isolda Cremonine.
Graduado em jornalismo, mestre e doutor em relações públicas pela USP, Nassar quer deixar claro que o que está em alta é todo o campo em que vários profissionais -inclusive os relações-públicas- atuam: o da comunicação de organizações.
Mas, para quem quiser pegar o bonde na frente, o curso de relações públicas facilita o ingresso no setor. "Quem faz o curso em nível de graduação já começa com uma vantagem competitiva, com sua formação no campo da atividade relacional. Quem não teve essa formação está procurando ter já num nível de pós-graduação", diz.
Formado em 2006, o paulistano Bruno Carramenha, 23, é exemplo dessa vantagem. Ele faz estágios desde o primeiro ano de faculdade e nunca esteve desempregado. Hoje trabalha na agência de relações públicas LVBA, que atende a empresas do porte de Nokia, Warner e Bayer. Ele afirma que a situação dos colegas também é boa. "Do meu grupo da faculdade, todos estão empregados."
Os estudantes costumam aprender noções de administração, psicologia social, marketing, opinião pública e recursos humanos -currículo que atraiu Milena Cândido, 18. Ela trocou artes cênicas por relações públicas. "Acho que terei mais oportunidades."



quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sucesso é igual a uma boa comunicação

Com a informação mais acessível a todos, o sucesso de muitas empresas vem se atrelando a comunicação. Não apenas na publicidade, mas também a tudo que se refere a relacionamentos, sejam com fornecedores, com colaboradores ou comunidades.

A abertura da economia e legislação nas áreas do consumidor e ambiental têm exigido das empresas uma mudança de perfil no sentido do tratamento da comunicação. Quando o mercado muda, passa a exigir um profissional preparado para atender suas demandas. Por isso, a Comunicação Empresarial ou Corporativa se apresenta como um novo e promissor segmento de carreira.

Os dados divulgados pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) comprovam a expansão do mercado. Atualmente, existem cerca de 1.200 agências operando no país, com 13 mil profissionais. O mercado na Região Nordeste é um dos que mais cresce, com cerca de 150 empresas, sendo a maioria concentrada em Pernambuco e na Bahia. A expectativa é de que, em cinco anos, o número de especialistas em Comunicação Corporativa chegue a quase 20 mil.

Apesar de promissor, de acordo com o secretário-executivo da Abracom, Carlos Henrique Carvalho, faltam profissionais qualificados. "Hoje, para cuidar da comunicação de uma empresa não basta escrever um bom release, é preciso planejar todo o processo, ter conhecimento em gestão de negócios", detalha. Isso porque este profissional cuida da imagem da empresa, dos seus executivos, da comunicação com os funcionários e com a sociedade (público, mídia).

Outra questão destacada por Carvalho é a postura das empresas nacionais quanto à importância da comunicação. "Para as de médio porte, por exemplo, a comunicação se resume a publicidade. Os gestores têm que entender o que a Comunicação Corporativa oferece", completou, lembrando ainda que, no caso das multinacionais, as políticas de comunicação são bem definidas. "Embora as estabelecidas no país, nem sempre tinham a prática alinhada com a matriz." A comunicação interna, um dos segmentos que mais cresce, comprometendo 9% do faturamento das empresas, é mais um indicador dessas mudanças. "O mercado da Comunicação Corporativa é excelente, com muitas possibilidades e oportunidades."

Embora comunicadores (jornalistas, publicitários) e relações públicas ocupem a maior fatia do mercado e, junto com os administradores, exerçam a maior procura pela especialização, qualquer profissional com interesse no assunto pode aproveitar a oportunidade. "É uma área muita aberta, uma atividade rica que não merece uma reserva de mercado", concluiu o secretário-executivo da Abracom.

Fonte: Jornal Folha de Pernambuco

Google e General Electric anunciam aliança em prol das energias renováveis

San Francisco, 17 set (EFE)

O Google e o grupo General Electric anunciaram hoje a assinatura de um acordo para promover no Governo americano políticas que fomentem a produção de energias renováveis.

"A GE e o Google trabalharão para conseguir políticas federais fundamentais para a construção de um sistema elétrico do século XXI", anunciaram ambas as companhias em um comunicado.

O trabalho incluirá: "elaboração de propostas concretas, criação de alianças, apoio" e "programas de informação e relações públicas". Uma das prioridades das duas empresas é o planejamento de custos e localização "para a transmissão de capacidade necessária, a fim de permitir a geração de energia renovável em grande escala nos EUA".

O comunicado cita ainda "o desenvolvimento de uma rede elétrica inteligente", que permita uma gestão mais eficiente e menos poluidora da energia. O Google e a GE também querem ajudar "no desenvolvimento de energias renováveis" e de tecnologias "relacionadas aos automóveis elétricos".

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Chave da Excelência Disney - pela 1ª vez no Brasil - em Porto Alegre

O workshop oficial A Chave da Excelência Disney vem pela primeira vez ao Brasil para apresentar os segredos da Disney quanto a liderança, gestão, serviços e lealdade.

O evento acontecerá no dia 25 de setembro, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Para maiores informações, clique no banner abaixo e aproveite os 10% de desconto na inscrição proporcionados pela parceria com a SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades





domingo, 14 de setembro de 2008

Chat FUNDAMENTO DIGITAL

Fundamento Comunicação Empresarial inaugura sua nova divisão, a FUNDAMENTO DIGITAL, com um chat que vai acontecer nesta terça-feira, dia 16 de setembro, a partir das 10 horas.

Veja o banner abaixo, clique na imagem para saber os detalhes e clique aqui para fazer seu cadastro para receber seu login para o chat.


Eu também vou estar lá até umas 11 horas!

sábado, 6 de setembro de 2008

Estudo do "case" da transferência

Agora, para quem leu a história toda (isso que eu fui sucinta...), fica o desafio de estudarmos e analisarmos o "case" e tentarmos responder algumas questões.

- A situação toda foi causada por que tipo de problemas?
  • De comunicação?
  • De gestão?
  • De processos?
  • De relacionamento?

- Quem foram os "culpados"?

  • A concessionária?
  • O Poupa-Tempo?
  • O Detran de São Paulo?
  • O Detran do Rio Grande do Sul?
  • O DENATRAN?
  • O CIRETRAN?
  • O governo federal?
  • Os governos estaduais?
  • O governo municipal?
  • Eu (a cliente)?

- Quais seriam (e ainda são) as soluções possíveis?

Quem quiser participar deste estudo de caso, basta postar seus comentários, ou enviar mensagem para o e-mail pro.relp@gmail.com.

Odisséia de uma transferência de veículo – Epílogo

Voltei no Ciretran 5 dias úteis depois.

Para o funcionário que fica fazendo a triagem de quem chega, expliquei que tinha vindo buscar os documentos de transferência.

- Só um momento.

Procurou entre os documentos que ficam dentro de uma caixinha, em ordem alfabética. Terminou e recomeçou. Não estava achando...

- Vou verificar o que houve. É possível que tenha alguma pendência e ainda não tenha sido liberado.

Foi-se o senhor porta a fora ver não sei onde nem com quem o que havia acontecido que o meu documento não tinha chegado. Algum tempo depois ele voltou.

- É, tem uma multa pendente. – Mostrou-me apontando no papel que tinha acabado de imprimir.

Puxa, eu tinha vasculhado tudo e não tinha encontrado nenhuma multa pendente. Pois era uma multa de velocidade aqui de São Bernardo, mas que constava no Detran do Rio Grande do Sul, porque a placa do carro ainda era de lá.

Vim para casa, entrei no site do Detran-RS e imprimi o documento para pagar a multa. Fui no Unibanco e paguei. Dois dias depois voltei ao Ciretran e a resposta foi a mesma: há uma multa pendente no RS.

Não entendi. Mostrei o documento onde constava o pagamento. Mas, o sistema não havia dado baixa. Parece que houve problema de comunicação do sistema... Volte daqui a dois dias.

Voltei. Continuava a multa bela e formosa constando no sistema.

Fui para casa e telefonei para o Detran-RS. O rapaz que me atendeu, muito cordial, explicou-me que o Unibanco não é autorizado para pagamentos do Detran-RS, que o pagamento deveria ser realizado diretamente no Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) ou Banco do Brasil. E ainda aconselhou-me a conseguir que algum amigo ou familiar fosse pessoalmente na boca do caixa, no Rio Grande do Sul, e que mediante o número da placa realizasse o pagamento. A multa sairia imediatamente do sistema do Detran-RS por estarem interligados.

Agradeci e liguei imediatamente para a minha sogra, que é uma pessoa que está sempre disposta a ajudar. Expliquei a situação e ela foi no dia seguinte pagar a multa. Fiquei monitorando o site do Detran-RS. Na noite do dia do pagamento a multa mudou o status de “pendente” para “liquidada”.

Esperei mais dois dias, para ter certeza de que o sistema do Rio Grande do Sul já teria transmitido a informação para São Paulo e voltei no Ciretran. Lá estavam os documentos, novinhos em folha, com o novo número de placa.

- Agora é só a senhora passar lá na casinha azul e colocar as placas.

Peguei o carro, fiz a volta na rua e fui direto para o emplacamento. Deixei o carro lá, na fila, e corri na “casinha azul” para pegar as placas. Estavam lá, esperando por mim! Que bonitas! Nem acreditei...

Daí foi rápido, apresentei os documentos e entreguei as placas para o funcionário. Ele retirou as antigas e colocou as novas em uns dois minutos.

Saí de lá direto para a concessionária, que fica mais ou menos perto. Estacionei na frente da loja, entrei e fui falar com o vendedor que tinha me atendido vinte dias atrás.

- Pronto! Aqui está o documento de transferência.

- Ah, ótimo. Deixa eu falar com a moça da entrega dos veículos para agendarmos.

Telefonou e falou com ela. Desligou e me disse:

- Só tem horário para segunda-feira de manhã.

- Tá brincando! Hoje é sexta-feira, faz exatamente 27 dias que comprei o carro. Será que não dá para a gente fechar a semana amanhã, sábado e terminar essa novela antes que feche um mês do negócio?

- Vou ter que falar com o gerente para ver se ele autoriza.

Foi-se o vendedor falar com o gerente. Enquanto isso, encostei no balcão e pedi um café, para aliviar a tensão. Quando me virei, vi o gerente vindo na minha direção, conversando com outro cliente. Quando ele me vium veio me cumprimentar. Perguntou se estava tudo bem.

- Quase! Finalmente consegui os documentos de transferência do carro e agora, só tem horário para entregarem o novo na segunda-feira. Sinceramente, eu esperava que pudesse passar o final de semana com o carro novo em casa.

- Ah, mas com certeza!

Virou-se e chamou o vendedor.

- Pode falar lá que eu autorizei a entrega para amanhã.

Fomos, o vendedor e eu, até o setor de entrega, e agendamos para o dia seguinte, às 10h 30 a retirada do carro.

Sábado voltei e finalmente consegui fazer a troca dos carros. Ao final de 28 dias, eu deixava meu querido Fiesta antigo e saía com o Fiesta novo. Agora, quando passar por vocês um Fiesta Hatch begezinho, espiem para ver se não sou eu que vou lá, provavelmente com um sorriso de satisfação no rosto. Afinal, nada como enfrentar e superar as dificuldades para dar valor ao que se consegue, não é?

E lembrem-se: se um dia forem morar em outro estado, vendam o carro antes de ir. É mais fácil e dá menos trabalho!