sexta-feira, 30 de outubro de 2009

X Seminário Internacional da Comunicação - PUC-RS



Em Porto Alegre, a PUC-RS recebe o X Seminário Internacional da Comunicação, que será realizado de 3 a 5 de novembro. O evento vai reunir especialistas brasileiros e franceses e discutirá as repercussões das mudanças que as tecnologias de comunicação provocam na cultura e na sociedade contemporâneas.
O quê: X Seminário Internacional da Comunicação
Quando: de 3 a 5 de novembro
Informações: http://www.pucrs.br/famecos/pos/seminariointernacional/index.php

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O avanço da Telepresença e a revolução na comunicação corporativa

Emerson Murakami*


Cada vez mais, empresas de todo mundo, incluindo o Brasil, têm a percepção de que a comunicação visual transforma a forma como as pessoas interagem entre si.

Uma pesquisa da Cisco mostra que apenas 7% da comunicação considerada produtiva é realizada por meio da palavra falada. Pouco menos da metade, 40%, ocorre por causa da personalidade do orador e sua credibilidade e mais de 50% ocorre devido a linguagem corporal, comportamento e expressões faciais.


Os números demonstram claramente que as opções de comunicação mais utilizadas hoje em dia, tais como e-mail, telefone e mensagem instantânea, são bem menos eficazes do que poderiam ser, pois falta o ingrediente principal, que pode mudar a maneira com que as pessoas se comunicam, a conversa “cara-a-cara”.

Atenta a esse contexto, a indústria de tecnologia passou a disponibilizar diversas soluções que permitem transmitir vídeo e imagem pela Internet, para que as pessoas possam conversar de diferentes locais, de uma forma cada vez mais visual. Mas, sem dúvida, entre todas essas opções, a Telepresença veio para ficar e revolucionar a comunicação, entre empresas e seus clientes, funcionários ou parceiros, tornando as reuniões ainda mais autênticas.


Combinando recursos como vídeos de alta definição e áudio de qualidade, em um cenário totalmente personalizado, para dar a idéia de que as pessoas estão frente a frente, a Telepresença
otimiza o fechamento de negócios, de forma surpreendente. De acordo com o Yankee Group Research essa tecnologia tem um poder de persuasão 50% maior do que as conferências realizadas pelo telefone, por exemplo.

Já sabemos também que ela
permite ampliar a produtividade dos funcionários, ao reduzir o deslocamento com viagens. Isso não só aumenta a eficiência, como também melhora o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, contribuindo positivamente para a estrutura emocional dos colaboradores.


Outra vantagem para quem utiliza a Telepresença é a contribuição com a preservação do meio ambiente, já que ao reduzir as viagens aéreas diminui-se a emissão de gases causadores do efeito estufa, que seriam provocadas pelo deslocamento em aviões.

Por isso tudo é que a adoção da Telepresença vem ganhando espaço rapidamente e promete em um futuro bem próximo, revolucionar a comunicação corporativa em todo o globo.




* Emerson Murakami é COO da Dimension Data no Brasil.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pesquisa da DBM mostra como líderes brasileiros se percebem e como eles são percebidos



Estudo realizado com 460 profissionais atuantes em cargos de liderança aponta que executivos são muitos mais brandos em suas auto-avaliações.
Humildade e capacidade de avaliar-se considerando o que pensam seus subordinados não são características marcantes dos líderes brasileiros mostra pesquisa realizada pela DBM, consultoria especializada em gestão do capital humano. Estudo conduzido pela empresa junto a 460 executivos que ocupam posição de liderança explicita que os líderes se percebem muito mais positivamente do que fazem suas equipes, seus pares e até mesmo seus superiores. 
Leia mais...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Educação para Comunicadores em debate

Educadores e Executivos discutem as últimas tendências para a formação de profissionais de Comunicação, Marketing e Propaganda na LatinVision Conference
A realidade atual do mundo conectado exige dos profissionais de jornalismo, marketing, propaganda romper com os velhos conceitos e metodologias tradicionais. Mais que isto, requer a atualização e conhecimento de novas técnicas para que se possa, efetivamente, fazer sucesso na Era Digital. 

Para discutir as novas perspectivas na formação desses novos profissionais e como as novas tecnologias estão influenciando nas suas atividades, renomados educadores e executivos latinoamericanos atuantes nos Estados Unidos estarão reunidos no painel Educação: as últimas tendências em comunicação, marketing, publicidade, tecnologia e finanças, que acontece no começo da tarde desta próxima quarta-feira, dia 14, durante a LatinVision Conference, em Nova Yorque, EUA.
“Este painel irá aclarar de forma muito objetiva quais são as mudanças que estão ocorrendo nos programas educacionais voltados para comunicadores, formadores de opinião, publicitários e profissionais de marketing e negócios, fornecendo uma nova visão para que os meios de comunicação, marketing e entretenimento possam traçar novas estratégias de negócios, considerando a diversidade das forças de trabalho”, diz Carlos Manzano, Diretor Executivo da Latin Media and Entertainment Commission, que irá moderar o painel. 
Entre os conferencistas participantes deste painel destacam-se:
Jackie Bird, CEO Redbean Society
Estratégica e com uma visão aguçada para a inovação, Jackie tem larga experiência no desenvolvimento de estratégias de marketing bem sucedidas e campanhas de comunicação para clientes como Procter & Gamble, Goya Foods, Kmart e Walmart, entre muitos outros. Ela agora está dedicada ao seu mais recente desafio profissional, criando uma oferta única pra o mercado americano com sua empresa de marketing e comunicação 100% focada no direcionamento de mulheres Latinas.

Liliana Gil, Co-Founder and VP of Strategic Marketing, Acento Group
Jovem executiva e uma estrela em ascensão, Liliana Gil é reconhecida por sua paixão e liderança a favor da diversidade. Como mulher de negócios, tem profunda compreensão da dinâmica que envolve o rápido crescimento Multicultural e os mercados latino-americanos. A executiva traz experiência de uma sólida carreira nos Estados Unidos, já tendo atuado como diretora de Marketing Mundial Serviços para Johnson & Johnson, onde desenvolveu uma plataforma de relacionamento para a influenciar na criação de empresas inovadoras, mantendo relações estratégicas com agências, marcas, mídia, comunidade e empresas similares. Como sócia-gerente do Acento Group, Liliana assumiu recentemente uma posição sênior para liderar a criação e comercialização de um conglomerado chamado Aliança XL.


Outros conferencistas são: Manny Ruiz, CEO Hispanic PRWire e Joel Towers, da Dean, Parsons The New School for Design

Para saber mais sobre a conferência e inscrições, acesse: www.latinvision.com/conferencia.
Brasileiros têm 40% de desconto nas inscrições. Confira em http://www.ctcom.com.br/lationvision/menu_02.html