quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Remuneração do comunicador

A Aberje já tem os resultados da pesquisa sobre a remuneração do comunicador no Brasil.
Infelizmente, os preços continuam salgados para nós, pobres mortais. Enquanto continuamos trabalhando pesado e rezando para que a nossa própria remuneração venha a nos permitir a aquisição dos resultados completos, podemos saborear os aperitivos divulgados. Veja abaixo:

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

EU 2.0: sua marca pessoal online






O conceito de marca pessoal corre o mundo a mais de uma década, mas a internet e as redes sociais facilitaram a venda de um produto: VOCÊ.


A ideia básica de formação da marca pessoal é promover você mesmo a partir de determinados valores, habilidades ou conhecimentos – a sua marca - de modo que se alguém precisar de algum profissional com expertise nessas áreas procurá por você antes de qualquer outro. Enquanto muitas pessoas ainda se incomodam com a ideia de venderem a si mesmos como produtos, outros compreendem isso como uma das novas características que compõem a mundança no mundo do trabalho.


O professor David James é diretor da escola do crescimento, inovação e empresa na Henley School of Busines, na Inglaterra. Ele diz que “Nós estamos em uma época em que os negócios corporativos não mais se importam com você como um indivíduo — você é apenas um número enquanto empregado”. “Eles vão terceirizar você, recontratá-lo, realocá-lo e desalojá-lo de todas as maneiras que acharem convenientes para a empresa. Por isso, você tem que cuidar para ser o número um, e a marca pessoal é realmente importante”, afirma James.


Mas como fazer para criar sua marca pessoal? O professor James diz que o primeiro passo é ser claro sobre seus pontos fortes e seus principais valores. A identidade da sua marca precisa transmitir uma mensagem clara sobre quem você é e o que você tem para oferecer. Depois, desenvolva para você mesmo um plano de curto e longo prazo definindo onde você quer chegar, qual trabalho cocê quer ter, e como você quer ser percebido pelos outros.


Pense sobre as pessoas que podem ajudá-lo a chegar onde você quer – eles são o seu público-alvo. Da mesma forma que uma marca convencional é vendida para pessoas de certa região demográfica, você precisa propagandear a sua marca pessoa para o seu público-alvo. “Se você tem uma visão do que outros querem ouvir, pense sobe onde sue público-alvo procura por informaçõe e qual mídia eles consomem, e então envie sua mensagem para eles.”, diz James.


A Internet deixou mais fácil do que nunca alcançar seu público-alvo. Blogs e redes sociais são meios poderosos e rapidamente acessíveis de se promover. Dan Schawbel é o autor de “Me 2.0” (Eu 2.0), um livro sobre formação da marca pessoal. Ele diz que blogar tem sido crucial para construir a marca pessoal dele. “Blogar é extremamente importante, mas agora é muito difícil ter sucesso por meio deles por causa da existência de muitos blogs”, ele comentou. “Para destacar-se você tem que encontrar seu nicho, fazendo pesquisas online e encontrando um lugar no mercado que ainda não está completamente saturado.”


Assim como o conteúdo do seu blog, qudo qual depende pelo quê você quer ser conhecido, mas Schawbel diz que você precisa ser apaixonado pelo assunto e ter conhecimento e experiência na área, ou ninguém vai querer ler o que você tem a dizer.


O próximo passo é conseguir uma boa colocação no ranking dos sites de buscas (Google, Yahoo, Bing, etc.) na área que você construiu seu nicho, de maneira que sempre que alguém pesquise na Internet sobre o assunto, seu nome apareça entre os primeiros resultados. Para esse fim, batize seu blog com o nome que você usa profissionalmente e sua especialidade. Participe de conversas sobre seu tema em outros blogs, sempre usando seu nome profissional – o nome da sua marca.
Escreva artigos para outros web sites e participe de redes sociais como Orkut, Facebook, Linkedln e Twitter, usando-as para construir sua rede de contatos úteis e para mostrar sua marca.


Se todos esses truques lhe parecem que estão simplesmente assoprando sua própria corneta, você está certo! “Em certo sentido, a autopromoção é embaraçosa”, diz James. “Meus pais me disseram, ‘se você trabalha duro o suficiente o mundo reconhecerá o que focê faz’, mas nós sabemos que isso não funciona. Eu digo para meus filhos, ‘se vocês trabalham duro o suficiente para serem mesmo bons naquilo que fazem, então vocês têm que informar as pessoas sobre isso.”


Assuma o controle da situação, saiba no que você é bom e grite isso de cima do telhado!


Fonte: Hypescience e CNN
Tradução: Ana Manssour

O "case" UNIBAN

Meus queridos ex-alunos, eternos filhos!

Cá estamos nós frente a uma situação que caberia como uma luva na nossa disciplina de Comunicação Corporativa ou mesmo de Gestão da Comunicação. Imaginem se isso tivesse ocorrido quando tinham que fazer o artigo no 5º semestre? Um estudo de caso ao vivo, em tempo real! Não seria ótimo?

De qualquer maneira, sempre vale o exercício:

1) Uma vez ocorrido o caso da moça de vestido curto e das agressões verbais dos alunos (e até de professores) e ameaças à integridade física, qual ou quais deveriam ter sido as providências tomadas pela universidade?
(As 3 melhores respostas ganham estrelinha da professora Ana!)

2) Depois de ter tomado a decisão de expulsar a aluna vítima de agressão (péssima ideia), e ter tornado isso público via imprensa (divulgação da má ideia)  qual ou quais devem ser os próximos passos da universidade?
(As 3  melhores respostas ganham beijo na bochecha e cafuné no cocoruto!)

Se a(s) mesma(s) pessoa(s) derem as melhores respostas para a questão 1 e 2, vão para o topo da lista de candidatos a serem chamados para compor equipes de trabalho em projetos da PRÓ.RP em 2010! ;-)

Abraços saudosos para todos.