quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mudança de marca polêmica? YMCA reduz nome para apenas uma letra: "Y"

A foi notícia veiculada ontem, 13/07/2010, no jornal Folha de São Paulo, no caderno "Mundo". Para quem tem acesso ao UOL ou é assinate do jornal, leia a íntegra aqui. Para quem não tem esse acesso, você pode lê-la  no blog do Antônio da Igreja, onde ela foi replicada.

Mudança de marca é quase sempre um assunto polêmico. No mínimo, mexe com o emocional das pessoas, especialmente quando se trata de uma marca antiga. 

No caso específico da Associação Cristã de Moços, ACM no Brasil, ou Youth Men's Christian Organization, YMCA nos Estados Unidos e demais países de língua inglesa, em que a sigla é internacionalmente conhecida, famosa, e literalmente cantada em verso na música de nome YMCA do grupo Village People, a mudança para "Y" me soa muito estranha, e me deixa a pensar e temer que haja possíveis fundamentos reacionários, quiçá homofóbicos, para fazerem isso.

Assista aqui ao videoclipe origina da música YMCA com o grupo Village People! 
(Infelizmente não há permissão para incorporar o vídeo.)

Não me parece inteligente, nem mesmo "mais caloroso" como declarou a vice-presidente de marketing da entidade. Muito mais "genuíno" e "receptivo" seria se adotassem a música do Village People como um hino secular, cuja letra, inclusive, reforça os objetivos da associação, declarando como um jovem se sentirá ao fazer parte dela.

Obviamente minha opinião não vale nem um centavo de dólar para a Y, apesar da desvalorização da moeda americana. Mas poder compartilhá-la e colocar em discussão a questão é um direito do qual não abro mão.

Qual a sua opinião?

6 comentários:

  1. Eu acho que a mudança da marca é algo que era tendência. Tivemos um "boom" disto algum tempo atrás e vem tomando força de novo! Modernizar marcas é algo fundamental, mas isto tem que vir aliado à uma modernização da CULTURA da empresa, se não, não adianta!

    recomendo um post do "AQO" do @maurosegura que fala justamente disto! - http://ht.ly/2bypR

    Quanto ao "Y", Ana, pô meu! tá só encurtando o negócio! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, realmente o novo logo não se mostra muito a cara da organização, nem tão pouco genuíno e receptivo.
    Além do mais, mudanças drasticas de logo após tantos anos de permanência com um mesmo, não é a coisa mais lógica a se fazer, né?!

    Abs.
    Maira - MakeCom

    ResponderExcluir
  3. Pedro, na minha opinião, é necessário tomar muito cuidado com as tendências, os "booms", os "todo mundo está fazendo". Há MARCAS e marcas.

    Um pouco de observação histórica da administração e gestão de negócios e da comunicação pode nos dar excelentes exemplos.

    Além do mais, "encurtar o negócio" nem sempre é uma boa tática! rs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mara!

    Na verdade, a minha preocupação nem se refere tanto ao logo, mas sim ao nome abreviado da instituição, que além de ser antiga e de tradição, tem boa reputação e está profundamente marcada na memória de muitas gerações, de maneira positiva.

    Acho bastante temerária essa mudança, embora não acredite que possam perder público em função do tipo e qualidade dos serviços que prestam.

    E ainda me veio a seguinte questão à mente, agora: no Brasil, por exemplo, ACM vai virar "A"?

    Enfim, acredito que valha a pena observarmos do camarote.

    ResponderExcluir
  5. Ana, perder público pode não perder, mas você não acha que mesmo as pessoas que já conhecem a organização, com esta mudança, não vão olhar uma, duas, três vezes até perceber que estamos falando da YMCA?

    Abs.
    Maira

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, Maira!

    É justamente por isso que não acho que eles tenham sido muito espertos com a mudança.

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.