Neste post de hoje e no próximo, procuro
esclarecer mais um pouco sobre o que é e o que não é Relações Públicas, sobre o
que nós, profissionais, fazemos e não fazemos nessa atividade que tantas vezes
é confundida com outras e até mesmo incompreendida.
Análise de
cenários e mercado – o profissional de relações públicas tem
conhecimento e formação para realizar uma ampla análise de cenário e do mercado
em que a organização está inserida. Essa é uma das primeiras etapas do trabalho
de um RP, pois não é possível que seja desenvolvido um plano com previsão de
resultados positivos se não houver o conhecimento prévio da real situação em
que a empresa se encontra.
Autoconhecimento
e verdade – o profissional de relações públicas promove o
autoconhecimento da organização para que esta identifique suas verdades, seus
valores, sua cultura, seus princípios e a partir disso estabeleça as diretrizes
que balizarão os relacionamentos com todos os seus públicos de interesse.
Busca de
resultados tangíveis – embora o profissional de relações públicas
não tenha como objetivo direto a venda de produtos e serviços, esse é um
objetivo indireto, mais propriamente, uma conseqüência do estabelecimento de
relacionamentos duradouros e harmoniosos entre a organização e seus públicos.
Dessa forma, as ações de relações públicas têm resultados mensuráveis e
tangíveis, na medida em que o aumento das vendas, o retorno e a fidelização dos
clientes, o aumento da produtividade e da qualidade do serviço dos
funcionários, a valorização das ações da empresa no mercado e o fortalecimento
da marca têm impacto direto no faturamento e no lucro da organização.
Equilíbrio de
benefícios para a organização e a sociedade – um relações públicas
tem sempre em mente que o sucesso da organização está diretamente ligado ao
desenvolvimento socioeconômico do país e, portanto, gera impactos na sociedade.
Dessa forma, as relações públicas trabalham para estabelecer e harmonizar
relacionamentos que promovam o equilíbrio da satisfação tanto das organizações
quanto da sociedade.
Informação e
comunicação adequada – o trabalho de relações públicas tem como
principal ferramenta de relacionamento a comunicação excelente entre a
organização e seus públicos, ou seja, a transmissão clara das informações
necessárias numa linguagem, instrumentos, meios e canais adequados às
características de cada público. Uma mesma informação pode ser transmitida de
diferentes formas, de acordo com cada público, para que seja recebida e
compreendida com o máximo de facilidade e o mínimo de dúvidas.
Mapeamento de
públicos – embora a maioria as pessoas pense que os públicos de uma
organização resumem-se aos clientes e funcionários, na verdade eles são muitos
além desses. Para conhecer todos os públicos que influenciam a empresa ou
sofrem influência desta, é necessário que seja feito um mapeamento, de acordo
com a área de atuação da empresa, área geográfica, interesses de negócio,
jurisdição legal, entre muitos outros fatores.
Pesquisa de
necessidades e expectativas – num relacionamento, seja da espécie
que for, existem necessidades e expectativas de todas as partes envolvidas. É
papel do relações públicas buscá-la, conhecê-las e interpretá-las, tanto de
cada público quanto da própria organização, para que possa promover o
equilíbrio da satisfação de todos.
Porta-voz
empresarial – o profissional de relações públicas tem preparo para
ser o porta-voz oficial de uma organização quando esta não dispõe de um
representante do alto escalão preparado para sê-lo. Entretanto, o relações
públicas procura sempre capacitar os líderes da organização para que eles
mesmos desempenhem esse papel.
Realização de
eventos estratégicos – de acordo com os objetivos estratégicos de
relacionamento e comunicação, o relações públicas planeja e coordena eventos
corporativos de diferentes portes e com diferentes públicos.
Relacionamento
– é a palavra-chave que orienta o trabalho de relações públicas. Com base em
conhecimentos da área da psicologia social e da sociologia, entre outras
disciplinas, o relações públicas sabe que “tudo é feito por pessoas e para
pessoas” e que, desta forma, nada é possível se não for estabelecido um
relacionamento positivo entre as partes envolvidas para que os interesses entre
as partes sejam alcançados satisfatoriamente.
GESTOR
ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO – O profissional de relações públicas
levanta informações, analisa-as e interpreta-as, e a partir desse conhecimento
desenvolve planos estratégicos de comunicação únicos, customizados, para cada
tipo de organização. Assim como as pessoas são diferentes entre si, as empresas
também têm personalidades próprias, bem como histórias, percursos, experiências
e objetivos diferentes. Não existe, portanto, uma receita pronta de comunicação
e relacionamento que possa ser aplicada a todos ou vários tipos de
organizações. O profissional de relações públicas tem conhecimento teórico e
prático para desenvolver planos sob medida para as empresas, o que o torna um
gestor competente e especializado da comunicação estratégica de uma
organização.
Acompanhante de
executivos – Embora muitas vezes o profissional de relações
públicas acompanhe ou assessore o alto escalão da empresa, sua função nesses
casos é evitar conflitos, orientar o assessorado em relação a questões de
cerimonial e protocolo, receber eventuais solicitações de entrevistas e
organizá-las, entre outras atividades relativas a aparições públicas do
assessorado.
Assistente de
diretoria ou presidência – Assistente é o auxiliar ou adjunto do
diretor ou presidente, em uma área específica de conhecimento técnico ou das
atividades gerais do assistido. Pode ser um secretário executivo, por exemplo,
que tem conhecimento de todas as atividades do diretor ou presidente e organiza
a sua agenda e toma as providências necessárias para que o superior possa
realizar com maior agilidade suas funções.
Catador de
clientes – O profissional de relações públicas não é alguém que
“pega clientes à unha” para divulgar produtos e serviços e convencê-lo a
comprar. Muito pelo contrário, em relação aos clientes, que são apenas um dos
muitos públicos de uma organização, o RP busca conhecer seu grau de satisfação
em relação à organização, bem como captar e compreender suas necessidades e
expectativas, de maneira a estabelecer com ele um relacionamento duradouro, muito
além da simples aquisição de produtos ou serviços.
Construtor de
Imagem – As Relações Públicas não “constroem” imagens, até porque
imagem é um produto da percepção dos diferentes públicos da organização, e a
percepção dos públicos pode ser muito diferente da percepção do próprio
profissional de RP ou dos demais membros da organização. De acordo com o grau
de informação, da cultura individual e social, do nível intelectual e da
educação formal, entre outros itens, os indivíduos e grupos sociais percebem
uma mesma situação, organização ou pessoa de diferentes formas.
“Enfeite” de
eventos – Por mais que um profissional de relações públicas tenha
boa aparência, vista-se bem, seja desenvolto e simpático, de forma alguma é
apenas uma peça decorativa ou de atração de um evento. Para isso servem
acessórios de decoração como faixas, flores, luzes, obras de arte, balões
coloridos, etc.
Hipocrisia,
ilusionismo e falsidade – As relações públicas não trabalham com a
simulação da realidade, charlatanice ou mentira. Só é possível construir
relacionamentos verdadeiros e duradouros se de acordo com os valores éticos e
morais, diretrizes e filosofias reais sobre o qual se alicerçam as
organizações.
Operador
de telemarketing – O telemarketing é uma ação de marketing cujo
principal propósito é prospectar clientes e vender produtos e serviços. O
profissional de relações públicas não desenvolve ações diretas de venda.
Promotor de
festas – Confraternizações, comemorações, congressos e outros tipos
de eventos são instrumentos de comunicação com diferentes objetivos e
desenvolvimentos que podem ser utilizados pelos profissionais de relações
públicas desde que dentro de uma linha de raciocínio tático com a finalidade de
atingir objetivos estratégicos.
Recepcionista
de luxo – Uma das atividades relativas às relações públicas é
atender com atenção e cuidado todo e qualquer público que dirija-se à empresa,
seja com o propósito de fazer reclamações, sugestões, ou qualquer outro
objetivo. Entretanto, não é função de relações públicas atuar como um
recepcionista ou telefonista, para o que existem profissionais específicos.
Vendedor ou
representante de produtos e serviços – Um profissional de relações
públicas, como já dito anteriormente, não tem como uma de suas atividades fazer
propaganda ou vender serviços ou produtos de uma organização. Tais atividades
são ligadas à área comercial ou à de marketing, mas podem ser utilizadas como
um canal de transmissão ou recepção de informações.
CONTATO DA
EMPRESA COM OS CLIENTES – O profissional de relações públicas pode
desempenhar, muitas vezes, atividades de relacionamento com públicos
específicos, como é o caso da ouvidoria, por exemplo. Entretanto, o principal
meio de contato de uma empresa com os clientes são os canais diretos de venda,
sejam vendedores, representantes, distribuidores, sites de e-business, etc,
cujo objetivo é oferecer produtos e serviços e converter essa oferta em
aquisição.
Mas, então o que NÃO É NEM FAZEM os Relações Públicas?
Como um maestro
e sua orquestra, o RP orienta e conduz a comunicação de uma organização.
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