segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A inscrição para o vestibular da USP - parada no tempo?

A USP - Universidade de São Paulo é uma universidade reconhecida nacionalmente e até no exterior. Isso todo mundo sabe e eu nem precisaria dizer. A fama de muitos de seus professores-pesquisadores, em diversas áreas, transpõe fronteiras nacionas e internacionais e serve de referência quando se fala em educação superior.

Todavia, o fato de sabermos e reconhecermos isso não impede que façamos questionamentos. Essa é uma das maravilhas da democracia: liberdade para observar, comparar, elaborar pensamentos, falar sobre eles e fazer questionamentos.

Uma das coisas que me surpreendem em relação à USP é o
vestibular. Não as provas em si, mas o processo de inscrição. Quem já se aventurou a inscrever-se conhece a via crucis. É de uma burocracia e conservadorismo assustadores.
É um dos poucos que não acontece, nem como alternativa, via Internet. Já ouvi comentários do tipo: "Ah, mas é universidade pública!". E daí? A
Unicamp é universidade pública do estado de São Paulo e as inscrições são pela Internet. Sem falar em dezenas de outras país a fora, tanto estaduais quanto federais. Mais as privadas, claro!
  1. O boleto não pode ser pago em caixa eletrônico ou pela Internet porque "precisa ter o registro do caixa" (só faltava ser carimbo!) e tem que ser pago unicamente numa das agências especificamente determinadas para isso, da rede Santander Banespa.
  2. O "kit do candidato" tem que ser retirado exclusivamente nessa agência onde for realizado o pagamento.
  3. O preenchimento da ficha de inscrição é outra novela. Tem código para tudo e para que se possa descobrir cada código muita árvore foi derrubada para compor o número de páginas do dito manual.
  4. A entrega do formulário preenchido só pode ser feita em DOIS únicos dias, em endereços pré-determinados, com filas enormes.

    Isso acaba dando mais o que pensar:
  • Será que não há ninguém com formação nos afamados cursos da USP para desenvolver um sistema de inscrição online?
  • Será que não há ninguém com formação nos afamados cursos da USP para planejar o processo seletivo de maneira mais prática e menos burocrática?
  • Será que não há ninguém com formação nos afamados cursos da USP que administre a instituição com a atenção voltada para questões ambientais, estimulando a redução do uso de papel e do deslocamento no trânsito caótico de São Paulo?
  • Será que quem administra a instituição e o vestibular não sabe que se pode disponibilizar boletos para pagamento e qualquer agência bancária?
  • Será que a automatização e informatização das inscrições acabaria por deixar à mostra um contingente excessivo de funcionários administrativos que sem o vestibular ficaria sem função?
  • Será que a economia que se alcançaria com a informatização do processo não pode ser revertida para finalidades de investimento nos cursos ou nos campi e por isso a instituição não abre mão da burocracia?
  • Será que a dificuldade para realizar a inscrição é uma forma de aparentar maior "importância"? (Xi, o vestibular da USP é ainda mais difícil que a inscrição!)
  • Será que ninguém nunca reclamou desse processo?
  • Será que a USP nunca fez uma pesquisa de satisfação com os alunos e candidatos?
  • Será que todo mundo acha que é assim mesmo e que não adianta reclamar que nunca vão mudar?

Poderíamos encarreirar milhares de perguntas aqui. Na verdade, talvez nem queiramos respostas às perguntas, mas sim a mudança efetiva. Pessoalmente, não pretendo fazer algum novo vestibular na vida. Tenho duas filhas que ainda farão, talvez elas sejam diretamente beneficiadas. Mas, na verdade, estou pensando nos futuros candidatos (milhares e milhares), na imagem e reputação da USP.

A antiga mas sempre atual frase "a primeira imagem é a que fica" vale para todos e para tudo. Qual será a impressão que fica para os candidatos em relação aos processos administrativos da USP?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.