domingo, 2 de dezembro de 2007

Dia Nacional das Relações Públicas - 02 de dezembro

É mais ou menos como o Dia das Mães... Todos os dias são "dia das mães"!

Todos os dias são Dia das Relações Públicas, porque o ser humano não sobrevive sem relacionar-se. E, sinceramente, para mim pouco importa se o nome da atividade ou da profissão é este, ou é comunicação organizacional, comunicação corporativa, comunicação empresarial.

Trata-se de uma convenção, de um "nome de batismo" que não altera nem muda o sentido do caráter e personalidade da nossa profissão.

Sou quem sou e como sou, com valores e princípios morais, com características especiais e peculiares, com conhecimentos e experiências que busco transformar em sabedoria de maneira a poder ser útil para todos. E tanto faz se o meu nome é Ana, ou Lúcia, ou Maria. Claro que já estou acostumada com o meu nome e de certa forma ele também faz parte de mim, mas se por alguma razão eu precisasse trocar de nome agora, certamente não deixaria de ser quem sou.

Por isso, felicito aqueles que realmente acham que o que importa é "sermos quem somos, fazendo o que fazemos, tendo como missão criar harmonia e equilíbrio nos relacionamentos entre pessoas".

Às vezes observa-se que há um esquecimento sobre o fato de que organizações, sejam elas privadas ou públicas, com ou sem fins lucrativos, são feitas de pessoas, de gente, e das relações que se estabelecem entrem elas com interesses e objetivos mútuos.

Enquanto nós estivermos trabalhando para cumprir esta missão, mesmo que eventualmente ocorram erros e enganos, estaremos fazendo aquilo que deveríamos fazer. Reconhecer enganos e erros, aprender com eles e seguir buscando o equilíbrio das relações entre grupos sociais humanos. Possivelmente não seja a redenção da humanidade ou a salvação do planeta, mas pelo menos estaremos amenizando um futuro que poderia ser ainda pior.

De qualquer maneira, em função desta data alusiva: parabéns! Parabéns por termos assumido o compromisso de sermos relações públicas neste mundo conturbado, cheio de dificuldades e obstáculos, de valores distorcidos, mas também de pessoas que valem a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.