sábado, 15 de dezembro de 2007

Cidadã e plenamente Relações Públicas!

Resolvi não ficar resmungando pelos cantos.
Repliquei a uma imposição com a qual não concordei, e invoquei o artigo 20 da convenção do Sindicato dos Professores do ABC - SINPROABC.
Em resposta, por ter enfrentado a situação, fui demitida.

Eis-me aqui, livre para voar. Cidadã e plenamente Relações Públicas!

Primeiro, boas e merecidas férias. Depois, Ano Novo e vida nova!

2008 está prometendo muitas novidades!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Relações Públicas e Cidadania

Cidadania não é simplesmente ficar resmungando pelos cantos que se tem direitos. E, na minha opinião, só tem direito de ser cidadão quem faz por merecer.

Quem fica sentado, esperando tudo "cair do céu" - ou vir do governo, das instituições, das empresas - não é um cidadão, é só um espectador. Cidadão é aquele que assume, muito antes dos direitos, os deveres que tem consigo mesmo, com os vizinhos, com o bairro, com a cidade, com o estado, o país e o mundo.

Cidadão é aquele que fica indignado quando vê um motorista ou passageiro abrir a janela do carro ou do ônibus e jogar um saco plático na rua. Que fica indignado quando vê a vizinha lavar a garagem e a calçada com mangueira, tirar o pó da grade do portão ou das janelas com os jatos d'água, e que fica de conversa com a outra vizinha com a água jorrando. Que fica furioso quando vê (e respira) o óleo queimado de motores mal regulados de caminhões, ônibus e carros, que não estão nem aí com a agonia do meio ambiente. Que se revolta com uma administração errada e mal feita, com um serviço público deficitário, com uma chefia hipócrita e anti-ética. Com 5 milhões de reais gastos numa árvore de Natal que, ainda por cima, ficou horrenda. Com as pessoas que não respeitam os containers de seleção de lixo e misturam tudo. Com as ruas esburacadas e mal-remendadas que fazem com que carros e ônibus se desgastem em menos da metade do tempo normal. Com uma mãe sem teto à sombra de uma pequena árvore num dia de calor insuportável, molhando um dos filhos pequenos com a água de uma garrafa pet para amenizar o calor - e a criança chorando...

Mas que, além de tudo isso, não fica calado ou parado. Reclama, discute, telefona para os 0800, manda e-mails, denuncia para os jornais (mesmo quando os jornais não dão bola), comenta com outros, procura fazer com que outros tomem consciência, explica, discursa, ensina, dá exemplo, mostra fotografias e vídeos, participa de gupos de reação, não se submete em silêncio, busca apoio legal, estimula outros a também reagirem, vai à luta!

E o que Relações Públicas têm a ver com isso? Tudo! Relações Públicas têm a ver com conscientização, educação, cultura, comportamento, sustentabilidade, RELACIONAMENTOS. E quando se fala em relacionamentos, incluem-se aí as relações de cidadania, de pessoas e grupos de pessoas com órgãos governamentais, com empresas de todo tipo e de todos os setores, de funcionários com chefias e de chefias com funcionários, de organizações com comunidades.

As relações públicas têm a competência de saber ouvir e falar a linguagem de cada público e, desta forma, buscar a aproximação entre os interessados para que possam resolver questões insatistfatórias. É, entre tantas outras coisas, um mediador entre o cidadão e o Estado, buscando aparar arestas, atender necessidades, harmonizar interesses e, também, educar ambos os lados prestando informações, promovendo campanhas de conscientização, nivelando conhecimento, estabelecendo diálogo.

Não estou dizendo que é fácil. Se fosse, não seria preciso um curso superior de 4 anos para aprender teorias e técnicas, nem muitos e muitos anos de prática para antecipar necessidades e saber o momento certo de agir e com quais recursos. Sem falar que é preciso experiência e maturidade para saber lidar com diferentes tipos de pessoas, saber ser suave ou firme na forma de agir, conforme a circunstância.

O bom Relações Públicas, caro amigo, colega e aluno, só estará "no ponto" muitos anos depois de ter tirado o diploma e ralado no mercado. E, principalmente, ter aprendido, ele próprio, o que é ser cidadão. Não é preciso ser Relações Públicas para ser cidadão. Mas com certeza é fundamental ser cidadão para ser um bom Relações Públicas. Quando você começar a enfrentar seus medos, a não mais aceitar "situações estabelecidas", a reagir aos abusos de poder e às indignidades - contra você ou contra os outros, mesmo que os bons resultados só venham a acontecer em longo prazo e que você saiba que talvez nem venha a usufruir deles - mas que outros usufruirão -, então você saberá que está "no ponto" de ser um excelente profissional de relações públicas.

Desejo cidadania a todos!

Um abraço.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Dia Nacional das Relações Públicas - 02 de dezembro

É mais ou menos como o Dia das Mães... Todos os dias são "dia das mães"!

Todos os dias são Dia das Relações Públicas, porque o ser humano não sobrevive sem relacionar-se. E, sinceramente, para mim pouco importa se o nome da atividade ou da profissão é este, ou é comunicação organizacional, comunicação corporativa, comunicação empresarial.

Trata-se de uma convenção, de um "nome de batismo" que não altera nem muda o sentido do caráter e personalidade da nossa profissão.

Sou quem sou e como sou, com valores e princípios morais, com características especiais e peculiares, com conhecimentos e experiências que busco transformar em sabedoria de maneira a poder ser útil para todos. E tanto faz se o meu nome é Ana, ou Lúcia, ou Maria. Claro que já estou acostumada com o meu nome e de certa forma ele também faz parte de mim, mas se por alguma razão eu precisasse trocar de nome agora, certamente não deixaria de ser quem sou.

Por isso, felicito aqueles que realmente acham que o que importa é "sermos quem somos, fazendo o que fazemos, tendo como missão criar harmonia e equilíbrio nos relacionamentos entre pessoas".

Às vezes observa-se que há um esquecimento sobre o fato de que organizações, sejam elas privadas ou públicas, com ou sem fins lucrativos, são feitas de pessoas, de gente, e das relações que se estabelecem entrem elas com interesses e objetivos mútuos.

Enquanto nós estivermos trabalhando para cumprir esta missão, mesmo que eventualmente ocorram erros e enganos, estaremos fazendo aquilo que deveríamos fazer. Reconhecer enganos e erros, aprender com eles e seguir buscando o equilíbrio das relações entre grupos sociais humanos. Possivelmente não seja a redenção da humanidade ou a salvação do planeta, mas pelo menos estaremos amenizando um futuro que poderia ser ainda pior.

De qualquer maneira, em função desta data alusiva: parabéns! Parabéns por termos assumido o compromisso de sermos relações públicas neste mundo conturbado, cheio de dificuldades e obstáculos, de valores distorcidos, mas também de pessoas que valem a pena!

sábado, 1 de dezembro de 2007

Final de semestre letivo - LOUCURA!

Pessoas, sinto muitíssimo, mas estou numa roda-viva de correções de provas e trabalhos, digitação de notas, preenchimento de planilhas, provas substitutivas e avaliações complementares, sem falar nos trabalhos de conclusão de cujas bancas participo/participarei que simplesmente quase não sobra tempo para muito mais.

E, esse "quase" acaba preenchido por eventos - de premiação, de confraternização de final de ano de empresas e entidades -, que a gente, claro, precisa participar. Afinal, a vida de qualquer profissional, e em especial dos relações públicas, também se faz via rede de relacionamentos - a famosa network - que sempre tem um maior impulso nesta época do ano.

Sendo assim, só me resta pedir desculpas aos leitores do Pró-RP pela falta de atualização de postagens nos últimos tempos, que deverá se estender ainda pela próxima semana. Se tudo continuar andando mais ou menos dentro do cronograma conhecido, a partir do dia 7 de dezembro a carga deve aliviar e devo voltar a atualizar regularmente o Pró-RP.

Enquanto isso, aconselho uma visita ao novo Mundo RP, que está de layout novo, cheio de novidades, atraente e com uma arquitetura da informação arrojada e contemporânea!

Quem tiver oportunidade, não deixe, também, de dar uma olhada na última edição do Guia Exame de Sustentabilidade 2007, que está nas bancas e também disponível no Portal Exame, e observem a importância das Relações Públicas no processo de desenvolvimento sustentável das organizações, desde o início (informação, esclarecimentos, motivação) até o final (relatórios e comunicações de resultados).

Abraços e até a próxima semana!