segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Retrato da comunicação nas empresas - 2008

Pesquisa Databerje sobre comunicação nas empresas é divulgada em publicação bilingüe exclusiva do Valor Setorial - Comunicação Corporativa

A partir das informações levantadas, foi possível concluir que "a comunicação corporativa é hoje um dos pilares da construção da imagem de uma empresa". Realizada entre os dias 19 e 28 de agosto, foram entrevistadas 282 empresas a partir do "ranking do anuário Valor 1000, que aponta as mil maiores companhias do país por receita líquida".
Confira aqui alguns dos dados.

Na maioria das empresas entrevistadas, a comunicação corporativa é vista como de importância estratégica para o negócio.

A comunicação corporativa é a principal responsável pela formação da imagem da empresa.

Comunicação tem mais prestígio que marketing, conta com representação no conselho executivo, tem seu desempenho monitorado, conta com a participação da presidência e tem previsão de novos investimentos na maioria das empresas.
O monitoramento do desempenho é feito tanto via acompanhamento da mídia quanto dos públicos internos e externos.
Na maior parte das empresas entrevistadas, a área de comunicação corporativa conta com uma equipe pequena, não considerados os serviços terceirizados, o que destaca sua atuação estratégica em detrimento da operacionalidade.

A comunicação integrada, com todos os públicos, é a principal estratégia de comunicação corporativa.

Aumentar ou fazer novos investimentos na área de comunicação corporativa é a intenção da esmagadora maioria das empresas pesquisadas, o que reflete a satisfação com os resultados e o reconhecimento do trabalho realizado.

Em termos de orçamento, o marketing ainda leva a maior fatia do bolo.
Na composição de profissionais que trabalham na área é clara a preferência pela formação na área de comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Pùblicas e Marketing).
Profissionais de todas as idades compõem a área de comunicação corporativa, com predominância de jovens adultos, na faixa etária dos 25 aos 34 anos.

As mulheres são maioria nas áreas de comunicação corporativa.


Aos poucos, pretendo postar aqui mais algumas informações interessantes que foram publicadas na revista Valor Setorial - Comunicação Corporativa, a fim de facilitar o acesso, uma vez que nem todos poderão adquirir um exemplar e não é possível imprimir ou copiar partes ou o todo da edição na página Valor Online.

Até o próximo post!

Fonte: Revista Valor Setorial - Comunicação Corporativa, outubro 2008. Disponível em http://208.96.41.18/valoreconomico/home.aspx?pub=27&edicao=1, acesso em 20 out 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.