quinta-feira, 26 de março de 2009

Trabalho a distância: solução para as empresas nesta época de crise

Quem me conhece, sabe. Sou apoiadora entusiasmada do trabalho à distância, ou teletrabalho. Não é à toa que há mais de 9 anos faço parte da SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Minha dissertação de mestrado, "Análise do impacto do teletrabalho numa empresa jornalística", já foi uma pesquisa qualitativa sobre o trabalho a distância com profissionais do jornal Zero Hora, de Porto Alegre/RS.

Há quase 20 anos é uma modalidade de trabalho que vem sendo desenvolvida e cada vez mais estimulada no 1º mundo, inclusive pelos governos, por ser uma maneira eficaz e prática de evitar o deslocamento diário dos trabalhadores de casa para a empresa e da empresa para casa. Com isso, além de obviamente reduzir o trânsito, especialmente nas grandes cidades, o teletrabalho ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, pela menor utilização de veículos particulares. 

Os ônibus, metrôs e demais transportes coletivos públicos, ficam menos abarrotados, têm mais condições de cumprir os horários, podem escalonar melhor os veículos para levá-los com maior frequência a manutenção, reduzem-se as filas de espera, e o menor empurra-empurra também diminui as chances de furto nas estações e paradas de ônibus.

O trabalhador que fica em casa para trabalhar, têm acrescidas 2, 3 4 horas ou mais de "vida" à sua rotina, podendo aproveitá-las para aumentar seu período de sono (quem sabe conseguir dormir as recomendadas 8 horas diárias?), fazer caminhadas ou ir à academia. Tem oportunidade de estar mais tempo com a família, recuperando parte do convívio perdido com pais, irmãos, conjuges ou filhos. Pode até se dar ao luxo de ir ao cinema de vez em quando! Ainda mais que estará economizando um bom dinheiro por não precisar pagar estacionamento perto da empresa ou atualizar frequentemente o guarda-roupa, por exemplo.

Agora, com a fantasmagórica crise econômica mundial, muitas empresas que ainda resistiam em adotar o trabalho remoto estão vendo no teletrabalho uma saída honrosa, econômica, que evita a perda (ou demissão) de profissionais de talento, e ainda traz de brinde um aumento de produtividade dos funcionários que pode ir de 30 a 60%, com reflexos mais do que positivos no faturamento e lucratividade. Isso sem falar na valorização da imagem organizacional, já que por ser ambientalmente correto, socialmente responsável e economicamente viável, o teletrabalho é visto como uma forma sustentável de trabalho!

Para quem não sabe, ou não tem certeza, o teletrabalho nada mais é do que o desenvolvimento de parte ou do todo do trabalho de um determinado trabalhador em local diverso ao do escritório da empresa, com a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ou seja, todas as atividades que não exigem a presença física do trabalhador dentro da empresa e que podem ser feitas num computador de mesa ou notebook (de preferência o notebook que consome 80% menos energia), com acesso à Internet, e demais hardwares softwares necessários para o bom andamento do trabalho.

Quem quiser saber mais, entre no site da SOBRATT e dê uma navegada por lá. Na parte de "notícias" do site da PRÓ.RP, também coloco umas novidades sobre o assunto de vez em quando.

Fique ligado, mais dia, menos dia, você também vai ser um teletrabalhador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.