domingo, 26 de abril de 2009

Lá vou eu de novo!

É engraçado como as coisas acontecem. A vida tem etapas e fases que com certeza precisam ser vividas, uma por uma, por que trazem um ou vários ensinamentos que vão somar-se aos que já tínhamos anteriormente e nos fazer melhores, caso saibamos aproveitar o aprendizado.

Foram uns dois a três anos trabalhando como auxiliar administrativo em duas ou três empresas, no início da minha vida profissional. Isso era no tempo em que se escrevia à máquina e existiam cursos para aprendermos a datilografar X "toques por minuto", com o mínimo de erros (preferencialmente sem), o que era absolutamente necessário e requisito importantíssimo em processos seletivos.

Havia cenas que hoje, relembrando, chego a achar hilariantes, como etapas de concursos públicos em que lá estavam dezenas, centenas de candidatos, quase sempre em prédios e salas de universidades, para fazer as provas de datilografia... cada um levando sua máquina (ou emprestada) embaixo do braço - no caso das superportáteis - ou num "carrinho", como os de feira ou desses que hoje se vê em determinadas mochilas e malas. Pelo menos o papel para datilografar era fornecido pela empresa responsável pela seleção!

Nessa época, conheci o primeiro "terminal de computador", em que se tinha o monitor e o teclado, mas a máquina, o HD, era um main frame do tamanho de uma geladeira com freezer, das grandes, às vezes mais de um, que ficava numa sala enorme e refrigerada, que considerávamos um lugar mágico. Eu devia ter por volta de 20 anos de idade, mas lembro, como se fosse hoje, do técnico demonstrando o que o computador podia fazer. Ele "pilotava" a máquina, sentado em frente a ela, escrevendo coisas numa tela verde-escura cujas letrinhas apareciam brancas, com um espaço sublinhado que ficava piscando logo após a última letra escrita. Atrás e ao redor dele, cerca de seis ou sete pessoas, entre elas eu, os funcionários da área de recursos humanos da empresa, absolutamente hipnotizados e embasbacados.

Nunca vou esquecer o "ohhh" geral de grata surpresa e admiração quando vimos que, se ao escrever o técnico errava ou fazia que errava uma letra ou palavra, ele simplesmente apertava um botão no teclado que voltava para trás e apagava o erro, sobre o qual poderia-se, então, escrever da maneira correta, sem ficar nenum tipo de marca ou sequela do erro cometido. Uma verdadeira "maravilha da tecnologia", considerando-se que até então, mesmo nas mais modernas máquinas de datilografia elétricas da IBM, ao errar havia a necessidade de literalmente apagar o erro com uma fita especial que decalcava, em branco, por cima do erro datilografado, este em preto, o caracter ou palavra corretos na folha original. Se o documento estava sendo escrito em várias cópias, com papel carbono entre as folhas (alguém ainda sabe o que é papel carbono?), tinha-se que passar o corretivo branco, com pincel, e-xa-ta-men-te sobre o erro, em cada uma das páginas-cópias, assoprar para que secasse rápido, e depois recolocar cada uma das folhas na máquina e tentar acertar ao máximo o alinhamento para datilografar a coisa certa. Imagine isso quando se está fazendo um contrato daqueles beeem detalhados, com umas 12 ou 15 páginas e que está sendo feito em 3 ou 4 cópias. Digamos que você erre a grafia de algumas palavras, uma palavra na primeira página, outra na segunda, mais uma lá pela sétima... De chorar no cantinho!

Agora, dando um salto de cerca de 20 anos dessa lembrança, aqui estou com um notebook de 12 polegadas (que sozinho equivale a um main frame da década de 80), criando um veículo de comunicação na Internet (que não existia então), e fazendo uso de muito do conhecimento daquela época, como princípios de lógica de programação (que aprendi num curso de Cobol – alguém conhece essa linguagem?), e do que adquiri no curso de Relações Públicas, e depois trabalhando com comunicação social, e lecionando em cursos de Administração, Relações Públicas e Jornalismo. Cada uma dessas experiências, cada empresa, cada colega, cada curso, cada aluno com que interagi, me trouxeram um arsenal de informações e de aprendizados que sozinhos talvez não tivessem muito significado, mas juntos e dentro de um processo mental, são uma biblioteca multimídia de conhecimento em permanente crescimento e evolução. E é graças a isso que tenho vivido e superado as tantas fases da vida, com essa agradável sensação de sair de cada uma sempre melhor, sempre mais esclarecida, sempre mais capaz, cada vez mais feliz.

Quanto mais eu vivo, mais eu sei que tenho muito o que aprender e fazer, mas eu sei que cada pessoa que cruza o meu caminho tem algo a me ensinar, conscientemente ou não. E cada vez que penso nisso, essa certeza é como uma periódica injeção na veia de estímulo e motivação para continuar metendo o meu bedelho aqui e ali, conhecendo novas e diferentes pessoas, inventando novas atividades, criando espaços e momentos de interação. É o que impede que algumas tristezas – dessas que volta e meia nos acometem – se instalem, aprofundem e virem depressão. Fico triste sim, por um tempo, uns dias. Depois, começa outra vez aquela ansiedade no peito, a vontade de meter a mão na massa, de fazer as coisas acontecerem. Não consigo ficar acomodada por muito tempo, ainda mais sabendo que tem tanta coisa ainda para ser inventada, tanta gente que ainda não tem suas expectativas atendidas. E lá vou eu de novo!

Tecnologia e informática sempre foram e provavelmente sempre serão uma grande paixão na minha vida. Não era à toa que alguns alunos (agora ex-alunos) me chamavam de “professora hacker”! Meninos, eu vi isso nascer e ajudei a disseminar! hehe

Agora, estou praticamente transformando um sonho em realidade, unindo a tecnologia, a informática, as relações públicas, a administração e o jornalismo num único trabalho: o portal Plena Mulher

Dia 30 de abril estaremos no ar, inovando em termos de público-alvo, com uma missão quase evangelizadora: ajudar a mudar a visão estereotipada que a mídia e a sociedade têm das mulheres maduras, a partir dos 40 anos de idade, além de informá-las, esclarecê-las e estimulá-las a ter atitude. Não é tudo de bom?

5 comentários:

  1. que maravilha!! Era bem isso. Me lembro que fui fazer um curso de datilografia num porão do que hoje é o Shopping Rua da Praia. Meu Deus, acho que fou lá que "peguei" claustrofobia. Muito bom. Fico feliz por participar disso tudo.

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas que mais me anima e desanima é trabalhar com tecnologia e ver que todo dia lançam coisas novas e precisamos nos atualizar pra não ficarmos parados no tempo da máquina de datilografar.

    ResponderExcluir
  3. Bom, tenho 22 anos e também fiz curso de datilografia. E era um dos melhores alunos, mas não era pra escrever à maquina e sim para aprender a digitar em teclados.

    Muito bom o texto, bem nostálgico também.

    Estou muito curioso para chegar o dia 30 de abril, pois tenho lido muito a respeito no blog. Viva a Plena Mulher.

    Um beijo,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir
  4. Quanta evolução desde a última vez que nos falamos, via e-mail/comentário (já faz um tempinho).

    Parabéns pela iniciativa e projeto.

    Ficou muito bom.

    Vou sugerir pautas...rs

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. queria ter comentado antes, mas veio o feriadão e tal.
    o fato é quando eu falo que meus pais usam sim computador, que foram vocês quem nos apresentaram um pc e ensinaram a mexer, estimulando o interesse (e vício?) pelo mesmo, a marioria fica meio chocada ou pelo menos surpresa.
    vocês muitas vezes sabem mais de algumas coisas do que nós, talvez exatamente por terem acompanhado a evololução da tecnologia desde o começo. imagino que fica mais fácil entender os fundamentos e a lógica por trás da máquina.
    aliás, sempre me impressiono e quase não consigo imaginar quando vocês contam a história de perfurar os cartões, parece muito surreal hehe
    enfim, como uma vez ficou registrado nos e-mails tque trocamos, somos uma família tecnológica e se assim é, a culpa é vocês, P@i e M@e.
    e de novo parabéns pela nova investida :)

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.