sábado, 19 de setembro de 2009

Comunicação na liderança

Muitos líderes acreditam que falar e se comunicar são a mesma coisa. Mas há uma diferença que faz a diferença! Um líder pode falar muito e não comunicar praticamente nada.


Existem varias distorções de que ser falante seria o mesmo que se comunicar bem é ai que temos às vezes uma armadilha que distancia o líder do seu objetivo de ser um bom comunicador. Quem fala muito às vezes está envolvido no próprio discurso e esquece-se de perceber se a platéia está de fato absorvendo e compreendendo o que está sendo transmitido.

O sucesso da comunicação ocorre quando o interlocutor ajusta seu comunicado ao seu ouvinte e verifica se o que foi comunicado foi compreendido, desta forma temos o processo de comunicação que pode ser aprimorado de acordo com o feedback.

Um líder pode ter em sua equipe pessoas que compreendem a informação de uma forma mais emocional com envolvimento o que chamamos de comunicação cinestésica, onde existe uma forma adequada de falar e palavras interessantes para se utilizar.

Mas como podemos estimular os colaboradores a contribuírem livremente com idéias, feedbacks e sugestões? Estimular uma equipe é uma excelente oportunidade para o líder comunicar-se com os seus subordinados. Basta ter objetivo e definir tempo para essas reuniões para que cada um possa ser o mais produtivo e criativo possível. Uma equipe que tem poucos dados do que é importante realizar fica perdida e sem saber a quem recorrer o que interfere diretamente no desempenho.

Com o avanço da tecnologia o e-mail , a vídeo conferencia, tele conferencia tudo isso modifica enormemente a forma de se comunicar, hoje há uma agilidade na informação e naturalmente na comunicação. Agora é importante demarcar a forma de utilizar essas ferramentas e torná-las facilitadores para a comunicação, o que é diferente de tê-las como única forma comunicar.

A Programação Neurolinguistica (PNL) pode contribuir com o diálogo. A ferramenta mais efetiva da PNL para ampliação de uma comunicação produtiva é o processo de Coaching Eficaz que pode ser desenvolvido sob medida para cada líder e para os seus colaboradores desenvolverem novas estratégias de relacionamento interpessoal.

*A psicóloga Márcia Dolores Rezende tem experiência profissional de 25 anos em desenvolvimento humano. À frente do Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior, desde que se tornou advanced trainer em PNL, a psicóloga passou a ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis à conquista de objetivos. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.