sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O reconhecimento do valor das Relações Públicas

A celeuma criada pelo fundador da Facamp, sr. João Manuel Cardoso de Mello ao dizer que o curso de Relações Públicas - entre outros que citou - eram de segunda categoria, sacudiu as bases de profissionais, estudantes e professores de Relações Públicas. Sendo ele um economista, e já tendo feito parte do Ministério da Fazenda há mais de duas décadas, é no mínimo de admirar que ele tenha cometido um ato tão falho e desprezível ao manifestar preconceito em relação a cursos e profissões que – ao que tudo indica – desconhece completamente.

A comunidade dos Relações Públicas tem se manifestado via Twitter e blogs, e, conforme informação divulgada no blog O Cappuccino ocorreu hoje (29/10) reunião entre o dito professor e uma comissão formada representantes da nossa categoria (Conrerp, ABRP, Veris, Puccamp, Cásper Líbero e ECA/USP).

Nós, profissionais e acadêmicos de Relações Públicas, aguardamos para conhecer o resultado desse encontro. Na minha opinião, seria satisfatório se houvesse uma retratação pública da parte do sr. João Manuel e a criação de uma área de Relações Públicas na Facamp para que incidentes desse tipo e outros nunca mais voltem a acontecer naquela instituição ou com seus porta-vozes.

O reconhecimento do valor das Relações Públicas, que já é uma realidade no mercado de trabalho e no meio organizacional, também precisa passar, necessariamente, pelas demais profissões, cursos, instituições e professores deste País.

3 comentários:

  1. Oi Ana. Obrigado pela visita e comentário no blog. E vamos aguardar os resultados da reunião.

    Abs
    Mateus
    @ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante esse blog, pois pessoas dizem do reconhecimento do valor de Relações Públicas no mercado de trabalho.Isso valoriza mais nossa profissão de RP.

    ResponderExcluir
  3. Na época dessa declaração tive reação semelhante a sua. Mas depois de algum tempo atuando na área de RP, passei a concordar totalmente com o ilustre fundador da FACAMP. O curso poderia ser facilmente sintetizado em uma pós graduacão de Jornalismo ou ADM. Daria o mesmo conselho que ele aos vestibulandos atuais…bjs

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.