quarta-feira, 30 de maio de 2007

Não pare de estudar e de se aprimorar!

No meio dessa discussão sobre o mercado de trabalho de relações públicas, recebemos a visita da Adriana Panzini, da Fundamento Comunicação Empresarial. Respondendo a uma mensagem anterior minha em que eu falava da realidade de mercado "diferente" entre a agência em que ela trabalha e o nosso, dos não ligados a uma agência, ela contribuiu com um relato pessoal da experiência que tem na área.

Mais uma vez pedi permissão para replicar aqui no blog, e, já que foi autorizado, segue o depoimento da Adriana, que, aliás, merece muita atenção tanto dos estudantes quanto do profissionais formados!

Na verdade, como o mercado é um só e somos parte dele, nossa realidade não está exatamente distante assim. Constatamos a falta de profissionais preparados na área de comunicação em diversas empresas, o que também acaba por nos penalizar, e, de outra mão, sofremos também com a falta de mão-de-obra qualificada quando precisamos de um profissional mais experiente. É um círculo nada virtuoso: como o profissional não tem oportunidade, muitas vezes não se desenvolve e não consegue o acesso às melhores posições.

Agora, jogando um pouquinho mais de tempero no debate, tenho a percepção também de um certo desinteresse generalizado dos alunos em buscar aperfeiçoamento, procurar saber mais sobre o mercado, acompanhar tendências, enfim, sair um pouco da casca da universidade e procurar se expandir. Mesmo em relação a conhecimentos gerais, cultura, política, um profissional que pretende atuar em RP não pode prescindir disso. Sempre que temos um processo seletivo por aqui, posso dizer que esta falta de conhecimento nos surpreende, e às vezes temos dificuldade em fechar as vagas. Mas este é um assunto que vai longe! :-)

5 comentários:

  1. oi Ana,
    realmente isso é imprenscindível. Mas poucos alunos tem a visão de que aprimorar-se é necessário.
    Eu sou a favor, do recém formado ficar uns dois anos do mercado para depois fazer uma pós. O resultado será muito mais satisftório do que emendar uma teoria com a outra.
    E profissionais de comunicação de maneira geral, precisam de estofo cultural, político, tecnológico e cenário econômico.
    Hoje em dia, esses assuntos estão interligados ao planejamento de
    comunicação que iremos desenvolver para a empresa em que trabalhamos ou um cliente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Acabei de descobrir o Blog e com certeza ele entrará para os meus favoritos!
    Sou RP formada no final de 2005 e de lá para cá, passei por algumas experiências profissionais. Pude me identificar com os bem-sucedidos que abriram suas próprias portas, àqueles que as sentiram fechar no nariz.
    E digo que não foi um percurso ascendente.
    Aí é que moram as dúvidas com relação à profissão, que amo tanto.
    Espero continuar compartilhando os caminhos de meus colegas aqui nesse espaço, me manter informada e quem sabe, encontrar soluções para tantas dúvidas...

    ResponderExcluir
  3. Só para me identificar na mensagem anterior.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Yara!

    Na medida do possível, além dos depoimentos e relatos de experiências pessoais, tanto boas quanto ruins, será ótimo compartilharmos esses conhecimentos e com isso, quem sabe, podermos construir alternativas e soluções para muitos dos profissionais que estão sofrendo para conseguir colocação no mercado de trabalho.

    A união e a solidariedade fazem a diferença e a força! Juntos, temos condições de apoiar uns aos outros, sem temer concorrência nem medo de ser felizes!

    Relacionamento é isso: crescimento mútuo!

    Um agrande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Profa. Ana, saudades ao ler suas publicações, polêmicas, enfim...
    Bom, todos nós temos acompanhado o caos das empresas aéreas no Brasil e principalmente as reclamações unânimes dos clientes por falta de informação ou informações desencontradas, talvez esse seria um bom tópico para discutirmos aqui.
    Fica claro a falta de um gerenciamento de crise no setor, tanto por parte das companhias quanto por parte dos órgãos responsáveis pela área.
    Ao ler ou assistir as reportagens vejo a importância que teria um profissional de RP neste momento.
    Que tal criar um tópico sobre o assunto?
    Grande abraço.
    Ilka Regina Teixeira

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.