Este comercial do Stilo Blackmotion da Fiat é um dos muitos exemplos que rolam na televisão de como a publicidade – e os fabricantes de produtos – vêem as mulheres, em pleno século 21.
Os publicitários lançam o “tom” e criam as campanhas. Os fabricantes avaliam e autorizam as campanhas. Ambos são culpados.
Fico pensando se há mulheres nas equipes de criação dessas agências e nos cargos de poder decisório das empresas fabricantes. Prefiro acreditar que não, porque, se não há, foi por falta de oportunidade de carreira ou até por preconceito de gênero.
Mas se há... são mulheres submissas aos homens e tão machistas quanto eles, ou não aceitariam uma campanha publicitária cuja mensagem principal é que as mulheres são interesseiras. Isso porque não quero crer que quiseram, de fato, dizer que as mulheres são prostitutas de luxo: - o que importa é o carro! Tanto faz quem seja o motorista, desde que usufrua do prazer, da beleza, da potência, do status do tal carro.
E, sinceramente, não acredito que os homens concordem com a mensagem que a propaganda passa. Todas as mulheres estão no mesmo balaio, desde a santa mãezinha, até a esposa e as filhas? São todas interesseiras ou prostitutas?
E ainda têm coragem de criticar os muçulmanos ortodoxos! Que tem telhado de vidro não pode jogar pedra no telhado do vizinho, já diz um antiqüíssimo e inteligente ditado.
Você já parou para prestar atenção nas mensagens que as propagandas que andam pela televisão, revistas e jornais passam sobre nós, mulheres?
Você concorda com elas, sente-se confortável com a forma que insistem em nos representar? Você vê a si mesma, à sua filha, irmã representadas nesses comerciais?
Não silencie. Não aceite. Não compre esses produtos. Reaja!
Realmente. Com todos os produtos/serviços 'para homem' à mulher aparece ou como objeto sexual/sensual (caso de anúncios de cerveja) ou como submissa/ao lado/acompanhante do homem (caso de anúncios de carros). Sou homem, machista de brincadeira.
ResponderExcluirE o slogan 'para poucos e maus' hahahaha, naõ entendi até hoje.
Beijos às mulheres,
mateus d'Ocappuccino
Realmente, na publicidade as mulheres são usadas como "itens" para atrair a atenção dos homens.
ResponderExcluirNo caso da cerveja, este fato já virou algo estereotipado.
Ver que os valores femininos são deixados de lado visando o lucro é triste.
Muito bom o post!
Alessandra Brandão - Informações Públicas
Huaskar Ronkaly (Acadêmico de Publicidade e propaganda)
ResponderExcluirCaros amigos, Para um publicitário não existe preconceito em comerciais, existem comerciais que vendem pouco, se o comercial vendeu muito e provocou o recall, (lembrança da marca), é o que interessa. Se o comercial for taxado como discriminador, nós de propaganda pedimos desculpas, fazemos outro com o sexo oposto, fortalecendo ainda mais o produto com isso vendendo mais.
Para um publicitário "A publicidade não é uma profissão de virtudes e éticas, ela é a luta pelo mercado consumidor"
Pessoa,
ResponderExcluiré muito triste ler isso de um ESTUDANTE de publicidade. Espero sinceramente que esse pensamento seja da tua própria cabeça e não o que os professores estão de transmitindo.
É por causa desse tipo de raciocínio e postura que chegamos ao ponto que chegamos em termos de sociedade e planeta.
É necessário, sim, ter-se a visão do negócio e do lucro numa economia capitalista. Eu mesma sempre ensinei isso aos meus alunos!
Mas 'vender a alma ao diabo', ser um dos causadores dos males da humanidade? Não concordo! Tu ainda és muito jovem e inexperiente. Vai chegar o dia em que ao deitares não vais conseguir dormir, ao te olhares no espelho vais ver alguém de quem não gostas, ao ver tua mãe sendo submissa e humilhada, vais te sentir culpado, ao ter o teu filho abusado por outras pessoas vais sentir a dos dos pais, ao saber que teus filhos não vão chegar aos 40 anos porque não haverá mais ambiente que sustente a vida no planeta, vais querer voltar no tempo.
Mas, o tempo não volta atrás. Alguns erros não têm conserto nem compensação. Talvez nesse dia lembres do que escreveste aqui...