terça-feira, 26 de maio de 2009

ENCONTRO ABRP DEBATE COMUNICAÇÃO PÚBLICA E GOVERNAMENTAL

O programa Encontros ABRP faz um diálogo entre estudantes, profissionais e a área acadêmica, para o debate das melhores práticas, tendências e reflexão dos desafios da dinâmica desta área. A ampla participação do público nos eventos tem validado as discussões de assuntos que pautam a realidade do campo da Comunicação como Governança Corporativa, Gerenciamento de Crises, Avaliação de Resultados e Relações Públicas Comunitárias.

Desta vez, o evento contará com as apresentações de Heloiza Matos, mestre e doutora em Ciências da Comunicação e pós-doutorado em Comunicação Política e professora livre-docente da Faculdade Cásper Líbero; Saulo Porto, Diretor de Relações Governamentais para América Latina da IBM, formado em Comunicação Social, com especialização em Ciência Política e Direito Constitucional e MBA de Governo Eletrônico e Empresarial; e Denise Macedo, formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Paris IV. Denise trabalhou como Gerente de Comunicação de empresas como Duke Energy Brasil e Enron América do Sul. Foi Diretora de Comunicação para América Latina da Avon e diretora de atendimento para as agências Gaspar & Associados e Hill & Knowlton. Atualmente atua como consultora de Comunicação Corporativa e Governamental.

Data e local:

30/05/2009, das 9h às 13h - no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Rua Dr. Alvaro Alvim, 90, Vila Mariana, São Paulo.

Inscriçõesno site www.abrpsp.org.br

Informações telefones 5589 2632 / 5587 1161 ou e-mail abrpsp@abrpsp.org.br 

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Curso em Vitória capacita para escrever textos empresariais

Para os profissionais que diariamente necessitam de uma linguagem eficaz para a total compreensão dos comunicados, dos relatórios empresariais e principalmente dos e-mails de negócios, a especialista em língua portuguesa e comunicação empresarial, Laila Vanetti, ministrará o curso Redação Empresarial Moderna.

O curso vai abordar temas como persuasão, argumentação, erros mais comuns, compreensão das entrelinhas, coesão textual, coerência, vocabulário, clichês, entre outros. Além disso, vai mostrar aos profissionais quais os aspectos estruturais e formais mais adequados para e-mails e demais tipos de textos empresariais.

Saiba mais aqui.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Preconceito com as mulheres na publicidade

Este comercial do Stilo Blackmotion da Fiat é um dos muitos exemplos que rolam na televisão de como a publicidade – e os fabricantes de produtos – vêem as mulheres, em pleno século 21.


Os publicitários lançam o “tom” e criam as campanhas. Os fabricantes avaliam e autorizam as campanhas. Ambos são culpados.

Fico pensando se há mulheres nas equipes de criação dessas agências e nos cargos de poder decisório das empresas fabricantes. Prefiro acreditar que não, porque, se não há, foi por falta de oportunidade de carreira ou até por preconceito de gênero.

Mas se há... são mulheres submissas aos homens e tão machistas quanto eles, ou não aceitariam uma campanha publicitária cuja mensagem principal é que as mulheres são interesseiras. Isso porque não quero crer que quiseram, de fato, dizer que as mulheres são prostitutas de luxo: - o que importa é o carro! Tanto faz quem seja o motorista, desde que usufrua do prazer, da beleza, da potência, do status do tal carro.

E, sinceramente, não acredito que os homens concordem com a mensagem que a propaganda passa. Todas as mulheres estão no mesmo balaio, desde a santa mãezinha, até a esposa e as filhas? São todas interesseiras ou prostitutas?

E ainda têm coragem de criticar os muçulmanos ortodoxos! Que tem telhado de vidro não pode jogar pedra no telhado do vizinho, já diz um antiqüíssimo e inteligente ditado.

Você já parou para prestar atenção nas mensagens que as propagandas que andam pela televisão, revistas e jornais passam sobre nós, mulheres?

Você concorda com elas, sente-se confortável com a forma que insistem em nos representar? Você vê a si mesma, à sua filha, irmã representadas nesses comerciais?

Não silencie. Não aceite. Não compre esses produtos. Reaja!


domingo, 10 de maio de 2009

Livro traça perfil ideal do assessor de imprensa

O livro Assessor de Imprensa - fonte qualificada para uma boa notícia é fruto do trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Comunicação Jornalística que o autor, Rodrigo Capella, apresentou na PUC-SP. Aborda, revisa e atualiza a antiga discussão sobre os limites no relacionamento entre assessores de imprensa e jornalistas.

A obra, coordenada pela professora Marli dos Santos, traz o resultado de um estudo embasado em pesquisas e entrevistas com relações públicas, jornalistas, assessores de imprensa e estudiosos de comunicação, tais como Bernardo Kucinski, Inácio Araújo, Lauro Jardim, Luiz Zanin Oricchio, Manoel Carlos Chaparro, Nelson Blecher e Paulo Nassar, entre outros. 

Está disponível para venda no Clube de Autores por R$ 29,36.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Promoção Piccadilly é Plena Mulher


Promoção



Crie um texto dizendo porque a linha Maxi Therapy tem tudo a ver com a Plena Mulher que há em você!


O melhor texto dará à autora um modelo da linha Maxi Therapy da Piccadilly.


Clique AQUI e participe!

O dilema do presente de Dia das Mães

Nesta época do ano sempre vem a pergunta das filhas e do marido: - O que tu gostarias de ganhar de presente de Dia das Mães? Ou então o pedido: - Faz uma lista, mãe!

Que missão difícil! Sou uma mulher um tanto diferente de outras. Não me interesso por jóias, não quero eletrodomésticos, nem enfeites para a casa (o presente é para mim ou para a casa?). Roupas e calçados, sem experimentar, é grande o risco de o presente não servir. Não sou muito fã de perfumes, e acho muito pessoal a escolha de aromas, cada um tem uma preferência. Roupas de cama, mesa e banho, são artigos para a casa, não dá para considerar presente nem de Dia das Mães nem de aniversário, e, sinceramente, prefiro eu mesma escolher, do jeito, das cores e da textura que eu gosto.

O que resta? Eletrônicos, produtos de informática! Eu A-MO!!!

No correr de 26 anos já ganhei de tudo: fax, celular, máquina fotográfica digital, pen drive, impressora multifuncional, monitor LCD,notebook, GPS, e até uma máquina de costura elétrica, porque volta e meia tenho uns surtos de costurar em casa, e uma panificadora, porque eu queria comer pão quentinho recém saído do forno.

Então, me dar um presente fica relativamente fácil: um eletro-eletrônico faz a minha alegria, e, como ficam obsoletos rapidamente, no ano seguinte dá para presentear com um upgrade! Só como exemplo, eu ainda não tenho pen drive de 32 Gb e também ando pensando em trocar o meu celular por um smartphone... hehe

Em todo caso, acabei me dando conta que o meu chambrezinho de flanela, de usar no inverno, está surradinho, desbotado e embolotadinho... Então, um novo até que cairia bem! E é mais barato.

Mãe é assim, até tem lá suas vontades, mas acaba sugerindo o que sabe que não vai onerar no bolso da família.

Independente do que você vai ganhar ou dar de presente no Dia das Mães, desejo que o próximo domingo seja alegre e com muito amor e carinho, porque isso é o que realmente não tem preço, e não pesa no orçamento de ninguém!

domingo, 3 de maio de 2009

Plena Mulher está no ar!

Queridos amigos, colegas e alunos-filhos!

Este é um convite especial para que vocês conheçam e indiquem o portal Plena Mulher, que entrou no ar no primeiro minuto de 30 de abril, o Dia Nacional da Mulher.

E lembrem de acessar, também, o blog Plena Mulher
onde os papos são mais informais e a interação é garantida!

O endereço é fácil, fácil: www.plenamulher.com.br