segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Fórum apresenta no Brasil os primeiros resultados de pesquisa latino-americana sobre teletrabalho e pessoas com deficiência

A SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades traz ao Brasil a pesquisadora Sonia Boiarov para apresentar em primeira mão os resultados prévios da pesquisa Telecapacitados que está sendo desenvolvida em 9 países latino-americanos.

O fórum Teletrabalho: uma oportunidade de trabalho para os PCDs acontecerá no próximo dia 29 de setembro, na sede do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), que apóia a iniciativa.

A pesquisa está sendo realizada em nove países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. O objetivo é conhecer e analisar a situação sócio-trabalhista e o perfil das pessoas com deficiência nesses países, com o intuito de fornecer uma estimativa sobre o treinamento em TIC e o teletrabalho como alternativas para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

O projeto da pesquisa foi desenvolvido pela Comissão TIC da Associação de Usuários de Informática e Comunicações da Argentina (USUARIA), com o apoio financeiro do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC), instituição canadense criada para cooperação com programas que contribuem para o maior bem-estar e a qualidade de vida nos países em desenvolvimento.

Os números obtidos até o presente já permitem visualizar um primeiro quadro geral. Das 1167 respostas, 46% são de pessoas com alguma deficiência. Dentre esses, 65% responderam que estão trabalhando, sendo que 18% deles no regime de teletrabalho. Entre os que não usufruem dessa modalidade de trabalho, 82% afirmam que gostariam de teletrabalhar.

Sonia Boiarov, coordenadora do projeto, divulgará oficialmente pela primeira vez  estes e outros resultados da pesquisa, realizando uma análise e interpretação dos dados, e delineando uma proposta de inclusão de pessoas com deficiência no Brasil e América Latina.

O evento também conta com o apoio do Instituto Pró-Cidadania, Associação Brasileira de Recursos Humanos–SP e Caixa Econômica Federal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail eventos.participe@crasp.com.br ou pelo telefone (11) 3087-3200.

Fonte: Diretoria de Comunicação e Marketing da SOBRATT, 22/09/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se. Comentários anônimos poderão ser excluídos. Mantenha a educação e o respeito ao deixar sua mensagem.