- Acompanhante de executivos
- Assistente de diretoria ou presidência
- Catador de clientes
- Construtor de imagem
- “Enfeite” de eventos
- Hipocrisia, ilusionismo e falsidade
- Operador de telemarketing
- Promotor de festas
- Recepcionista de luxo
- Vendedor ou representante de produtos e serviços
Acompanhante de executivos – embora muitas vezes o profissional de relações públicas acompanhe ou assessore o alto escalão da empresa, sua função nesses casos é evitar conflitos, orientar o assessorado em relação a questões de cerimonial e protocolo, receber eventuais solicitações de entrevistas e organizá-las, entre outras atividades relativas a aparições públicas do assessorado.
Assistente de diretoria ou presidência – assistente é o auxiliar ou adjunto do diretor ou presidente, em uma área específica de conhecimento técnico ou das atividades gerais do assistido. Pode ser um secretário executivo, por exemplo, que tem conhecimento de todas as atividades do diretor ou presidente e organiza a sua agenda e toma as providências necessárias para que o superior possa realizar com maior agilidade suas funções.
Catador de clientes – o profissional de relações públicas não é alguém que “pega clientes à unha” para divulgar produtos e serviços e convencê-lo a comprar. Muito pelo contrário, em relação aos clientes, que são apenas um dos muitos públicos de uma organização, o RP busca conhecer seu grau de satisfação em relação à organização, bem como captar e compreender suas necessidades e expectativas, de maneira a estabelecer com ele um relacionamento duradouro, muito além da simples aquisição de produtos ou serviços.
Construtor de Imagem – as Relações Públicas não “constróem” imagens, até porque imagem é um produto da percepção dos diferentes públicos da organização, e a percepção dos públicos pode ser muito diferente da percepção do próprio profissional de RP ou dos demais membros da organização. De acordo com o grau de informação, da cultura individual e social, do nível intelectual e da educação formal, entre outros itens, os indivíduos e grupos sociais percebem uma mesma situação, organização ou pessoa de diferentes formas.
“Enfeite” de eventos – por mais que um profissional de relações públicas tenha boa aparência, vista-se bem, seja desenvolto e simpático, de forma alguma é apenas uma peça decorativa ou de atração de um evento. Para isso servem acessórios de decoração como faixas, flores, luzes, obras de arte, balões coloridos, etc.
Hipocrisia, ilusionismo e falsidade – as relações públicas não trabalham com a simulação da realidade, charlatanice ou mentira. Só é possível construir relacionamentos verdadeiros e duradouros se de acordo com os valores éticos e morais, diretrizes e filosofias reais sobre o qual se alicerçam as organizações.
Operador de telemarketing – o telemarketing é uma ação de marketing cujo principal propósito é prospectar clientes e vender produtos e serviços. O profissional de relações públicas não desenvolve ações diretas de venda.
Promotor de festas – confraternizações, comemorações, congressos e outros tipos de eventos são instrumentos de comunicação com diferentes objetivos e desenvolvimentos que podem ser utilizados pelos profissionais de relações públicas desde que dentro de uma linha de raciocínio tático com a finalidade de atingir objetivos estratégicos.
Recepcionista de luxo – uma das atividades relativas às relações públicas é atender com atenção e cuidado todo e qualquer público que dirija-se à empresa, seja com o propósito de fazer reclamações, sugestões, ou qualquer outro objetivo. Entretanto, não é função de relações públicas atuar como um recepcionista ou telefonista, para o que existem profissionais específicos.
Vendedor ou representante de produtos e serviços – um profissional de relações públicas, como já dito anteriormente, não tem como uma de suas atividades fazer propaganda ou vender serviços ou produtos de uma organização. Tais atividades são ligadas à área comercial ou à de marketing, mas podem ser utilizadas como um canal de transmissão ou recepção de informações.
CONTATO DA EMPRESA COM OS CLIENTES – o profissional de relações públicas pode desempenhar, muitas vezes, atividades de relacionamento com públicos específicos, como é o caso da ouvidoria, por exemplo. Entretanto, o principal meio de contato de uma empresa com os clientes são os canais diretos de venda, sejam vendedores, representantes, distribuidores, sites de e-business, etc, cujo objetivo é oferecer produtos e serviços e converter essa oferta em aquisição.
Olá. Sou formado em Com.Social (Produção Editorial) e agora estou no 3° ano de R.P.
ResponderExcluirConcordo com o que você disse sobre o que não é RP, mas sinto com essa aversão a idéia comum do que é um RP um certo problema.
Exemplo: RP não faz festinha. Claro que não devemos ser contratados para sermos festeiros. Porém, se o cliente (industria, jogador de futebol, político, modelo famosa, comércio, empresa de serviços) precisar de um "evento" (nome bonito de festa), o profissional de RP DEVE ser entre TODOS os profissionais do planeta o que melhor fará esta festa.
Acontece que o horror a idéia de que RP faz festa tem levado as Universidades a nem ensinarem o básico de um evento. Ninguém na minha clase por exemplo sabe regra de etiqueta, ninguém sabe a conta de comida por pessoas, ninguém sabe nada de festa.
O mesmo se aplica a acompanhar executivo ou mesmo pegar gente importante no Aeroporto. Beleza, o RP não é motorista de ninguém, mas do consul de outro país ele é SIM. De um presiente de empresa ele é SIM. Daí o problema de novo: Não fomos ensinados a ser educados, a falar Inglês e Francês (e seria bom o Alemão também), não fomos educados a entender horário de vôs e GMT, nada disso.
Hoje se o RP não trabalhar pra Industria, criando projetos de sustentabilidade e etc ele não é RP ????
E os RPs de celebriades ? E os RPs de um produto específico como um Game de Computador ? E o RP de uma casa de eventos ? E o RP de um comercio (uma loja, um restaurante, uma produtora de vídeo) ?
Estou cansado de ver RP fugindo da Raia, de ver RP que não sabe o básico de uma festa, que não sabe o básico de um Aeroporto, que não sabe o básico de Recepção...
Taí o nosso enigma.